My CMS
Arquivo

Assembléia discutirá veto de Lula sobre fraude trabalhista

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (4/4/07), dois requerimentos para realização de audiências públicas conjuntas, com convidados. Um dos requerimentos aprovados, de autoria do deputado Carlin Moura (PCdoB), propõe uma reunião conjunta da Comissão do Trabalho com a de Participação Popular, a realizar-se no Auditório, na segunda-feira (9/4/07), às 14 horas. O objetivo é discutir o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda 3 do projeto de lei federal que criou a chamada “Super-Receita”.
A emenda 3, aprovada pelo Congresso em fevereiro de 2007, estabelece que apenas a Justiça do Trabalho – e não um fiscal da Receita – poderia contestar um contrato firmado entre duas pessoas jurídicas para a prestação de serviços. Hoje, o fiscal tem autonomia para contestar esse tipo de contrato, autuando os casos em que ele considerar que há fraude à relação de trabalho. Os defensores da emenda criticam o poder da Receita de contestar essa relação de trabalho sem a necessidade de um aval da Justiça do Trabalho. A emenda foi vetada pelo presidente Lula, mas o veto pode ser derrubado pelo Congresso.
Autor do pedido de audiência pública, o deputado Carlin defende a manutenção do veto, argumentando que a emenda, se for mantida, irá tornar ainda mais precária a situação de muitos trabalhadores. “Ela oficializa as fraudes das relações de trabalho. Porque a empresa em situação irregular só será punida após processo transitado em julgado, que demorará anos”, afirmou o parlamentar.
Cana-de-açúcar – Outro requerimento aprovado nesta quarta-feira, pela Comissão do Trabalho, de autoria do deputado Padre João (PT), vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, solicita reunião conjunta dessas duas comissões, com o objetivo de discutir a situação dos trabalhadores que se deslocam para a colheita da cana-de-açúcar em Minas Gerais e em outros Estados. Ainda não foi marcada data para a reunião.
Presenças – Deputada Elisa Costa (PT), vice-presidente; deputados Antônio Carlos Arantes (DEM), Carlin Moura (PCdoB) e Célio Moreira (PSDB).
 
 
Fonte: Assembléia Legislativa

Related posts

Forma de cálculo do ICMS pode permanecer inalterada

Leandro 4infra

Campanha de Valorização está em Uberlândia no Triângulo

Leandro 4infra

Maior de 21 anos não ganha pensão por morte de servidor

Leandro 4infra