My CMS
Arquivo

Greve não pode impedir acesso da população a serviços públicos

A ação grevista não pode interferir no acesso da população a órgãos públicos. Dessa forma, a 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual considerou ilegal a greve das Polícias Civil e Militar no estado de Minas Gerais. Os manifestantes estariam realizando piquetes diante de repartições públicas impedindo ou dificultando o acesso da população aos serviços públicos.
O estado de Minas Gerais ajuizou uma Ação Civil Pública contra as entidades representativas das classes policiais pedindo antecipação de tutela para que o movimento grevista fosse suspenso evitando-se prejuízos aos usuários dos serviços públicos. O estado alega a ilegalidade de ações que impeçam o acesso da população a órgãos públicos essenciais. Afirma também que o movimento colocou em risco a defesa, a segurança, a ordem pública, a integridade de pessoas e do patrimônio e a saúde pública.
Assim, o governo do estado pediu que a Justiça determinasse a retirada imediata dos piquetes em frente a repartições e prédios públicos policiais. Pediu ainda que as entidades não realizem qualquer ação que dificulte ou impeça o acesso aos serviços públicos, sob pena de multa diária de R$100 mil. Por fim, pediu o uso de força militar caso fosse necessário.
A juíza Sandra Alves de Santana e Fonseca entendeu que a realização de piquetes é uma ação de natureza grevista que prejudica o acesso da população aos serviços públicos. Além disso, ela levou em conta que a greve das Polícias Civil e Militar prejudica a segurança da população, serviço essencial que deve ser mantido por essas instituições.
Por tudo isso, a julgadora deferiu o pedido de antecipação de tutela. Assim as entidades representativas de classe das Polícias Civil e Militar estão impedidas de realizar piquetes ou qualquer outra ação que dificulte o acesso da população aos serviços públicos. Caso a medida não seja cumprida, os réus pagarão multa de R$60 mil por dia a partir da intimação por mandado. Cabe recurso.
Fonte: Revista Consultor Jurídico, 5 de maio de 2007

Related posts

Governo oferece nova proposta de reajuste salarial

Leandro 4infra

Sinffaz esclarece matéria publicada pelo colunista Márcio Fagundes do jornal Hoje em Dia

Leandro 4infra

Governador Aécio Neves e o Vice-Governador Anastasia são recebidos em Varginha e homenageados pelo Sinffaz

Leandro 4infra