My CMS
Arquivo

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE A FAVOR DO APOSTILAMENTO

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE A FAVOR DO APOSTILAMENTO
 
Supremo Tribunal Federal decide a favor do apostilamento em face da transformação em vantagem pessoal e declara que servidor tem direito adquirido a regime jurídico.
O departamento jurídico do SINFFAZ, através de seus advogados, ajuizou ação em favor de filiados cujas apostilas foram transformadas em vantagem pessoal. No caso do gestor Marcus Vinícius Bolpato da Silva, o Ministro Marco Aurélio proferiu sua decisão através do despacho cuja  íntegra segue abaixo: 
 
 
 
 
DECISÃO
 
RECURSO EXTRAORDINÁRIO – VIOLÊNCIA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL – AUSÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO – AGRAVO DESPROVIDO.
 
 
1.            Na interposição deste agravo, foram atendidos os pressupostos gerais de recorribilidade. A peça, subscrita por procuradora do Estado, restou protocolada no prazo dobrado a que tem jus o agravante, tendo havido o traslado das peças previstas em lei.
 
              Não procedem os argumentos sustentados pelo Estado. O Tribunal de origem assentou haver logrado o recorrido a “incorporação do apostilamento em seus vencimentos” (folha 142), afastando a incidência de lei nova. Resguardou, isso sim, a observância do princípio da legalidade estabelecido no artigo 37 da Constituição Federal, consignando a não-retroatividade da norma quanto a servidor cujo título foi apostilado. É hora de perceber-se não haver espaço para empolgar-se a máxima segundo a qual não existe direito adquirido a regime jurídico. Vivem-se ares democráticos e essa visão mostra-se incompatível com o verdadeiro Estado Democrático de Direito.
 
2.            Conheço do agravo e o desprovejo.
 
3.            Publiquem.
 
Brasília, 23 de julho de 2007.

 
Ministro MARCO AURÉLIO
Relator
 
Vale pontuar que tal decisão ainda cabe agravo regimental a ser interposto pelo Estado.
 
fonte: Diário da Justiça de 28.08.2007

Related posts

Entrevista do Governador Antonio Anastasia

Leandro 4infra

Servidores estaduais têm desconto em 11 faculdades

Leandro 4infra

Concurso para auditor tributário no DF está cancelado

Leandro 4infra