My CMS
Arquivo

STF – Últimas Notícias

STF impede redução salarial de servidores mineiros processados criminalmente
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional a aplicação do artigo 2º da Lei 2.364/61, de Minas Gerais, que prevê a redução de vencimentos de servidores públicos estaduais processados criminalmente.
A decisão foi tomada no julgamento de um Recurso Extraordinário (RE 482006) em que o governo de Minas Gerais defendia a aplicação do dispositivo legal para fiscais de tributos da Fazenda de Minas Gerais, denunciados em 2004 por crimes funcionais.
Segundo o relator do recurso, ministro Ricardo Lewandowski, o dispositivo da lei estadual “não foi recepcionado pela Constituição de 1988 por afronta aos princípios da presunção de inocência e da irredutibilidade dos vencimentos”.
Ele também disse que é irrelevante o fato de a lei determinar a devolução dos vencimentos em caso de absolvição. O governo mineiro sustentava que essa parte da norma neutralizaria uma suposta violação constitucional.
O decano da Corte, ministro Celso de Mello, ressaltou a importância do julgamento. Segundo ele, a decisão deixa claro que “o princípio da não-culpabilidade projeta-se para além de uma dimensão estritamente penal, alcançando quaisquer medidas restritivas de direitos, independentemente de seu conteúdo”.
fonte: www.stf.gov.br Acesso em 07.11.2007

Related posts

GEFAZ SERÃO NOMEADOS, MAS AVISO DE REOPÇÃO NÃO SAI.

Leandro 4infra

Presidente do Sinffaz se reúne com subsecretária de gestão

Leandro 4infra

Servidores estaduais têm desconto em 11 faculdades

Leandro 4infra