My CMS
Arquivo

Aposentada é dispensada de devolver verba indevida

Servidor aposentado não é obrigado a ressarcir verbas recebidas de boa-fé, mas indevidas. O entendimento é da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que dispensou uma aposentada de devolver uma verba paga pela administração pública e considerada indevida posteriormente.

O relator da causa, desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa, fundamentou seu voto na Súmula 106 do Tribunal de Contas da União. Pela Súmula, não é obrigatória a devolução de quantias recebidas de boa-fé, “a título de reforma, aposentadoria ou pensão”.
O pedido de Mandado de Segurança foi ajuizado por uma servidora inativa que recebeu, de boa-fé, verbas da aposentadoria que vinham sendo cobradas pela União na Justiça. Na primeira instância, a aposentada obteve sucesso.
A União recorreu ao TRF-2. Argumentou que “a ninguém é dado a escusa de desconhecimento da lei”. E mais: que não poder eximir-se de rever seus próprios atos quando são ilegais. Não adiantou. O relator manteve a decisão com base na Súmula 106 do TCU.
Processo: 1999.50.01.010736-0
Fonte: Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2008

Related posts

Discussão Sobre Competências

Leandro 4infra

Diretores da FEBRAFISCO se reúnem em Belo Horizonte para Reunião Ordinária da entidade

Leandro 4infra

Fazenda deve pagar honorários em execuções individuais

Leandro 4infra