My CMS
Arquivo

Conta reserva, Escolaridade Adicional e PEC 186: o que a SEF tem a dizer

Reuniram-se hoje (26/05) na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) a Presidente do Sinffaz, Diva Jannotti, o membro do Conselho Fiscal do Sindicato, Antônio Bispo Ferreira, o Secretário Adjunto, Leonardo Colombini, o Chefe de Gabinete do Secretário, José Luiz Ricardo, o Subsecretário da Receita, Pedro Meneguetti, e o Superintendente de Recursos Humanos, Paulo Márcio Bruno.
Na reunião foram debatidos vários pontos de interesse dos Gestores, entre eles o Decreto da Conta Reserva, o Decreto de Escolaridade Adicional e a PEC 186/2007, em tramitação na Câmara dos Deputados.
Sobre o Decreto 44569/2007 que regulamenta a atribuição e o pagamento ao servidor ocupante da carreira de Gestor Fazendário da gratificação de estímulo à produção individual e trata da questão da conta reserva, Diva Jannotti pediu, mais uma vez, que a Administração da SEF reveja os dados publicados. De acordo com a Presidente, os valores contidos no Decreto não coincidem com os números acertados entre o Sindicato e a SEF.
Colombini confirmou que houve um erro de comunicação interna e que para repará-lo será necessário fazer um estudo do impacto financeiro. Essa alteração depende da aprovação do Secretário Simão Cirineu. José Luiz e Paulo Márcio se comprometeram a analisar o caso e, se realmente, for possível vão tentar fazer a alteração.
Em relação ao Decreto 44769/2008 que trata da Promoção por Escolaridade Adicional, Diva Jannotti disse que não vê problema nenhum no benefício. “Não prejudica ninguém e valoriza quem buscou se capacitar”, resume. Ela afirma, no entanto, que se tiver que optar entre a Promoção e um aumento na remuneração, os Gestores deverão ser beneficiados com o acréscimo no salário. Colombini garantiu que não haverá esse tipo de negociação. “Não haverá barganha em cima desse Decreto”, afirmou o Secretário Adjunto.
Paulo Márcio acrescentou ainda que eles estão definindo os cursos que serão abrangidos pelo Decreto e que essa promoção não será automática. “Quem quiser ter o benefício deverá fazer a solicitação, através de um requerimento, conforme prevê o inciso V do artigo 4º do Decreto. No caso do curso não fazer parte da lista que será definida, o servidor poderá fazer uma exposição de motivos dirigida ao Secretário, na qual justifique a contribuição do curso para o serviço que desempenha”, esclarece.  
Outro ponto proposto pela Presidente é a discussão da PEC 186/2007, cujo objetivo é criar a carreira única da Administração Tributária. Diva queria saber o que o Governo de Minas pensa sobre a PEC. A Administração da SEF disse desconhecer a proposta, mas que vai analisá-la. O Sinffaz participará dessa discussão, inclusive indo a Brasília discutir com os deputados envolvidos no tema.
 
ITCD: Diva lamentou que a Administração da SEF cedeu, mais uma vez, à pressão corporativa dos Fiscais e vai alterar o Decreto 44764/2008 que regulamenta o imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos – ITCD.
Nomeações: Paulo Márcio e Pedro Meneguetti garantiram que em junho serão nomeados 80 Gestores. O problema das AFs, no entanto, continuará sem solução, já que os nomeados entrarão em exercício nas Delegacias Fiscais e nos Postos Fiscais.

Related posts

Sinffaz no 27º Congresso Mineiro de Municípios

Leandro 4infra

Quer ser Chefe de AF?

Leandro 4infra

Governador envia Projeto de Lei estabelecendo política remuneratória dos servidores

Leandro 4infra