My CMS
Arquivo

Reunião na SRE

A Subsecretaria da Receita Estadual, SRE, recebeu o Sinffaz, às 11 horas do dia 19 de maio, para reunião que teve como pauta a discussão sobre o fechamento temporário dos Postos Fiscais (PF).
Veja as fotos:
http://www.sinffaz.org.br/galeria.php?page=ViewGaleria&idGaleria=60
 
O Sinffaz sugeriu introduzir novas discussões, como:

Adicional de Desempenho – ADE;
Promoção por Escolaridade;
Plus
Nomeações
Salário de cargo efetivo
Salário de cargo em comissão
Aviso SRH 238
 
O Subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, iniciou a reunião explicando que não iríamos discutir sobre remuneração naquele momento, por não se fazerem presentes membros indispensáveis para tratar de tal assunto, como o Secretário Adjunto, Leonardo Colombini e o Diretor da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), Paulo Márcio Bruno, dentre outros. O Subsecretário comprometeu-se a marcar reunião específica nos primeiros dez dias do mês de junho.
 
Pedro Meneguetti também afirmou que a SRE se compromete em envidar esforços junto ao Governo para que os valores pagos a título de “Plus” sejam incorporados aos salários, assim como a efetivação das “letrinhas” e o “colchão” da GEPI. Caso esses valores não sejam revistos, os servidores da Fazenda poderão ter redução no salário a partir de 2010. A SRE se compromete com os Gestores, Auditores e Técnicos, ressaltando que toda e qualquer vantagem oferecida a uma Categoria, será dado às demais.
 
O presidente do Sinffaz, Paulo César Marques da Silva e a secretária-geral, Brígida Colares argumentaram que, ao contrário do que diz a Lei específica de Carreira 15.464/05 sobre compromisso de carreiras fortes e de salários equânimes, a realidade é bastante diversa, causando ao longo dos anos um distanciamento salarial imenso entre os Auditores e os Gestores. Fato que foi demonstrado por meio de estudos feitos por colegas Gefaz e pelo Sinffaz, apontando que das três carreiras, a do Gestor Fazendário é a que obteve um menor reajuste salarial nos últimos dois anos. Após a confirmação de tal fato, até mesmo pelo assessor especial do Subsecretário da Receita Estadual, Jorge Schmidt, Pedro Meneguetti solicitou a seus assessores que estudem o assunto para apresentarem uma posição da SEF/MG na reunião específica que será marcada para junho.
 
Fechamento temporário dos Postos Fiscais
 
O Assessor Especial do Subsecretário da Receita Estadual, Jorge Schmidt, explicou que os cinco Postos Fiscais (Capetinga, Governador Valadares, José Salustiano dos Santos, Geraldo Teodoro da Silva e Bilac Pinto) foram momentaneamente fechados por uma ação emergencial, procurando deslocar a força de trabalho para locais onde pudessem ser melhor aproveitados. Shmidt declarou que nesses PF não havia serviço a ser realizado que estivesse contemplado nos projetos prioritários do Estado, dando como exemplos a lacração de combustível, recolhimento de NF, DAF e AI. Afirmou também que devido à atual situação econômica na qual se encontra o Estado, as ações fiscais estão sendo direcionadas para os projetos fiscais, visando a recuperação da receita.
 
O Presidente do Sinffaz recordou os fatos ocorridos em 1999, quando houve desrespeito para com todos os servidores da SEF/MG que souberam da extinção de diversas unidades e exoneração maciça dos cargos comissionados pelo jornal “Minas Gerais”. Paulo César Marques enfatizou que esta falta de respeito e consideração, infelizmente voltara a acontecer com o advento do fechamento dos PF por meio de Resolução, o que causa transtornos na vida dos servidores que pautam suas vidas em função de seu serviço e são pegos de surpresa com mudanças repentinas.
 
Jorge Schmidt pontuou que tal ato foi necessário e que talvez a forma como ocorreu não foi a melhor. Pedro Meneguetti informou que foi uma questão estratégica, já que não havia tempo e clima propício para negociação. Sobre o fechamento dos PF, a SRE declarou que esta é uma decisão provisória e quando a economia voltar à normalidade as atividades nos PF voltarão.
 
Nomeações de Novos Gestores
 
Pedro Meneguetti informou não ser possível a nomeação dos Gestores neste quadro econômico, já que o Estado atingiu o limite prudencial. Até mesmo os 12 reclassificados só serão nomeados mediante ordem judicial.
 
O Presidente do Sinffaz alegou que por um erro, houve uma reclassificação dos concursados por determinação judicial. Sendo assim, seria prudente que o Estado reiniciasse a contagem de tempo para a prescrição do concurso, adotando os mesmos critérios utilizados quando ocorre erro em um Auto de Infração; o prazo é reiniciado ao contribuinte. O Subsecretário achou interessante a idéia e se comprometeu em levá-la ao Secretário, Simão Cirineu e aos advogados do Estado num prazo de dois dias após o dia 19, para estudar a viabilidade.
 
Adicional Desempenho – ADE
 
Segundo comunicado publicado no @Fazenda, o adicional será pago ainda no mês de junho. A SEF/MG não conseguiu cumprir o acordo anterior, mas agora o pagamento será acertado, relatou Pedro Meneguetti.
 
Aviso SRH 238
 
Paulo César enfatizou sobre o corporativismo existente na SEF/MG que mais uma vez foi demonstrado por meio do Aviso SRH 238 (Clique aqui!), que impediu o Gefaz de participar de um processo seletivo para ocupação de um cargo concorrente entre as duas categorias – Gefaz e Afre.
 
Pedro Meneguetti ressaltou que desconhece o citado corporativismo e enfatiza que os Gestores cresceram em atribuição na sua gestão, citando os casos das chefias das Administrações Fazendárias (AF). O Sinffaz concorda com as chefias, entretanto discorda sobre o corporativismo.
 
O Subsecretário enfatizou que o Conselho de Contribuintes é independente e não sofre interferência da SRE. Dessa maneira, o Sindicato deveria entrar em contato com o presidente do Conselho, Mauro Heleno Galvão, para discutir esta questão, ouvindo suas explicações e tentar, se for o caso, reverter tal situação.
 
A reunião foi encerrada às 12h45min, ficando acordado que o Sinffaz encaminharia a pauta da reunião a ser agendada para o mês de junho.
 
                       

Related posts

Estado da Bahia obtém bom resultado na Reestruturação das Carreiras do Fisco

Leandro 4infra

Marcada Reunião sobre PL de Remuneração

Leandro 4infra

Eis um bom exemplo de Parlamentar e de Auditor Fiscal

Leandro 4infra