My CMS
Arquivo

Reunião com o Subsecretário da Receita em Governador Valadares (GV)

No dia 16 de junho, terça-feira, aconteceu uma reunião com o Subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, no auditório da Superintendência Regional da Fazenda – SRF I/ Governador Valadares. Estavam presentes servidores da Secretaria de Estado de Fazenda- SEF/MG, Técnicos e Analistas Fazendários, Gestores e Auditores de Governador Valadares e circunscrição.

O Subsecretário iniciou a reunião apresentando o comparativo de arrecadação
dos diversos segmentos, comparando a arrecadação de 2009 com os anos
anteriores 2004/2005/2006/2007/2008. Não foi nenhuma surpresa para nós, Gestores Fazendários, a queda da receita referente aos tributos estaduais, ênfase ao ICMS, ITCD, IPVA e a crise financeira  mundial.

Pedro Meneguetti deu destaque ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e foi taxativo quanto à posição do Secretário de Fazenda, Simão Cirineu, que afirma que no momento não se pode falar em aumento salarial considerando a queda de
receita, a crise mundial e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para finalizar, o Subsecretário sugeriu alteração do parágrafo 3º do artigo 31 da Lei
17.600/08 e outra alternativa é inserir parágrafo 1º ao artigo 3º do Decreto
44.568/07 e do Decreto 44.569/07 alterando o termo para “variação
positiva” – ( a mudança fará que o  ponto  não caia, famoso colchão). E por
fim, encaminhar à SEPLAG, minuta do Decreto Regulamentação da Reposição por Tempo Serviço, utilizando o nível II como base para as carreiras Gefaz e Afre.

Na ocasião, a Coordenadora Regional do Sinffaz, em Governador Valadares, a Gestora Maria Aparecida Viana, se apresentou e solicitou ao Subsecretário que agendasse a presença do Secretário de Fazenda na reunião do Sinffaz, no dia 23 de junho, com o Secretário Adjunto Leonardo Colombini, com o Diretor da Superintendência de Recursos Humanos, Paulo Márcio Bruno, e com a Subsecretaria. Reforçando o pedido do Presidente do Sinffaz, Paulo César Marques da Silva, feito à Gestora, por telefone, minutos antes da reunião.

Maria Aparecida Viana fez um breve comentário sobre o momento de crise na SEF/MG e no mundo. Concluiu que a primeira alternativa para se sair de uma crise é tentar encontrar soluções para resolvê-la. Como servidora e representante dos Gestores, a Gestora colocou-se à disposição da SEF/MG nas atividades de recuperação da receita.

Sobre os Postos Fiscais que foram fechados, a Gestora relatou que, se a intenção do Governo foi de colocar os Auditores em trabalho de auditoria e outros segmentos, os Gestores estarão à disposição para trabalhar no trânsito de mercadorias, nos Postos Fiscais,nas mais diversas atribuições de arrecadação, tributação e fiscalização, uma vez Gefaz é do Quadro de Tributação, Fiscalização e Arrecadação (QTFA) de Minas Gerais.

O Subsecretário afirmou  que se o Gestor fiscalizar, haverá ofensa a lei 15.464/05. Maria Aparecida Viana esclareceu que essa seria apenas uma alternativa para aumentar a receita e sair da crise, assim como sugerido pelo próprio Pedro Meneguetti.
Aparecida Viana também destacou que o Anexo II da Lei Específica de Carreira 15.464/05 fosse alterado devolvendo ao Gefaz (conforme a Lei 6762/75) as atribuições de forma concorrente entre Gestores e Auditores. O Subsecretário sugeriu que as categorias formassem uma comissão de discussão sobre as atribuições concorrentes e que nomes fossem indicados para compor a comissão. Em seguida essas informações seriam repassadas ao Superintendente da SRF I/ Governador Valadares que as encaminharia ao gabinete do Subsecretaria da Receita Estadual (SRE).

A Gestora recebeu o apoio de diversos Gestores presentes e comemoraram um
fato novo: tratar das atribuições concorrentes entre Gefaz e Afre no âmbito da SEF/MG.

Maria Aparecida Viana
Coordenadora Regional do Sinffaz Governador Valadares

Nota Sinffaz:
A Diretoria do Sindicato informa que as questões levantadas na reunião em Governador Valadares, já estavam na pauta de discussão da reunião que acontecerá no dia 23 de junho, com a cúpula da SEF/MG. Daremos publicidade às informações, logo após o encontro.

 

Related posts

Suspensa decisão que permitia servidores do Ceará receber vantagens pessoais acima do teto remuneratório

Leandro 4infra

Gestores fazendários discutem ações de visibilidade da categoria

Leandro 4infra

Frente parlamentar em defesa do Servidor Público

Leandro 4infra