My CMS
Arquivo

Previdência dos servidores do Estado é tema de debate na terça (25)

As modificações sofridas pela Previdência Social em emendas à Constituição Federal e seus impactos em âmbito estadual serão debatidas pela Comissão Extraordinária dos 20 Anos da Constituição do Estado de Minas Gerais, a requerimento do deputado Ademir Lucas (PSDB). A reunião acontece nesta terça-feira (25/8/09), às 14h30, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Segundo estudos de uma comissão integrada por servidores da ALMG, do Judiciário e do Executivo, realizados há cerca de dois anos, sobre as mudanças na Previdência, pelo menos 20 artigos da Constituição Mineira devem ser alterados para que haja a adequação da Lei Complementar 64, de 2002, que institui o Regime próprio de Previdência e Assistência Social dos Servidores do Estado. Desde sua promulgação, em 1988, a Constituição Federal sofreu três grandes altera-ções relativas à previdência: as emendas constitucionais 20, de 1998; 41 de 2003 e 47 de 2005.
A comissão extraordinária foi formada em março deste ano, para promover estudos e elaborar propostas para adequar a Constituição Mineira às mudanças na Constituição Federal, além de preparar as comemorações dos 20 anos da Carta Estadual, cujas atividades devem se concentrar em torno do dia 21 de setembro. A comissão é coordenada pelo deputado Lafayette de Andrada (PSDB).
Em reuniões anteriores, os deputados já discutiram a reforma do Judiciário e realizaram o primeiro de uma série de encontros sobre as repercussões das reformas na legislação mineira. Segundo o deputado Ademir Lucas, esse debate se justifica devido ao fato de que “houve várias emendas federais em relação às quais a Constituição Mineira não foi adaptada”. Desde 1988, foram promovidas duas grandes reformas da Previdência Social brasileira, contidas nas emendas constitucionais 20, de 1998, e 41, de 2003.
Convidados: Foram convidados para o debate: o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), coronel José Barroso de Resende Filho; e o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), subtenente Luiz Gonzaga Ribeiro.

Fonte: Site ALMG

Related posts

Blitz da Cidadania em Janaúba

Leandro 4infra

Política Remuneratória de volta

Leandro 4infra

Suspensa decisão que permitia servidores do Ceará receber vantagens pessoais acima do teto remuneratório

Leandro 4infra