Comissão da ALMG visitará o Centro Administrativo do Estado

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>
A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitará, nesta quinta-feira (10/12/09), o Centro Administrativo do Governo do Estado. A iniciativa da visita partiu dos deputados Délio Malheiros (PV), Padre João (PT) e Ivair Nogueira (PMDB). O objetivo é conhecer e avaliar as futuras instalações da nova sede do Governo Estadual. Em setembro deste ano, o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Doutor Viana (DEM), havia acompanhado o governador Aécio Neves e o arquiteto Oscar Niemeyer numa inspeção ao canteiro de obras.
A nova sede do Poder Executivo estadual está sendo construída no bairro Serra Verde, região Norte de Belo Horizonte. Os trabalhos foram iniciados há um ano e meio e devem ser concluídos em 2010. O complexo é formado por três prédios, que abrigarão as 18 secretarias e a Governadoria do Estado. Quando concluído, o Centro Administrativo reunirá cerca de 16 mil servidores e centralizará toda a rede de serviços prestados pelos órgãos públicos à população, com circulação média de 10 mil pessoas por dia.
Segundo informações divulgadas pelo Executivo, o Centro Administrativo aliará funcionalidade e tecnologia dentro de uma concepção modernista. Construído em uma área de 804 mil metros quadrados, será equipado com sala datacenter, reunindo todos os sistemas de dados e de informações do Estado, auditório, centro de convivência e praça cívica.
Instalado às margens da Linha Verde, via expressa que liga a região central de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, o Centro Administrativo procura reverter o processo de empobrecimento vivido pela Região Norte da cidade nas últimas décadas, período marcado pela carência de serviços e pelo expressivo crescimento demográfico.
O investimento total na obra, sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), é de R$ 948,5 milhões. O processo licitatório foi realizado pelo regime de empreitada com preço global fixo e irreajustável, e contou com projeto executivo detalhado com especificações técnicas dos materiais e acabamentos utilizados. A obra foi dividida em três lotes e está sendo executada por três consórcios.
Foram convidados para a visita o coordenador do Projeto de Implantação da Cidade Administrativa, Ricardo Lopes Martins; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa Filho; o promotor de Justiça em Defesa do Patrimônio Público, Eduardo Nepomuceno de Souza; o diretor da Coordenação Intersindical dos Servidores e Diretor do Sindsaúde, Renato Almeida de Barros; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado (Sindpúblicos), Geraldo Antônio Henrique da Conceição; a diretora metropolitana do Sindpúblicos, Míriam Regina Cardoso de Oliveira; o vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), Denílson Aparecido Martins; o diretor administrativo da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais (Asthemg), Carlos Augusto dos Passos Martins; a presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Antonieta de Cássia Dorledo de Faria; a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do DER (Sintder), Márcia Fátima de Almeida Rodrigues Chagas.
 Fonte: ALMG