My CMS
Arquivo

Homenagens marcam inauguração da Cidade Administrativa

BELO HORIZONTE (03/03/10) – O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugura, nesta quinta-feira (4), a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. A solenidade acontecerá na praça cívica da Cidade Administrativa, localizada às margens da MG 010, a partir das 11h, e será marcada por homenagens aos presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, e a mineiros que fizeram parte da história do Estado.
A inauguração ocorre na data comemorativa dos 100 de anos de nascimento de Tancredo Neves. Estarão presentes governadores de vários estados, deputados federais e estaduais de Minas, o vice-presidente da República José Alencar e os ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do Superior Tribunal de Justiça, Francisco César Asfor Rocha. Os servidores estaduais e os operários das obras do complexo serão representados por um grupo de trabalhadores convidados.
A solenidade na praça cívica será aberta pelo governador Aécio Neves e terá a participação de um representante de cada um dos 853 municípios mineiros. Será realizado também um ato simbólico em reverência a personalidades de diversas áreas e a cidadãos que participaram de diferentes momentos históricos de Minas.
O auditório principal da Cidade Administrativa tem o nome do Juscelino Kubistchek. Localizado ao lado do Palácio Tiradentes, a edificação tem inscrita na entrada a frase do ex-presidente: “Creio na vitória final e inexorável do Brasil como nação”. No parlatório localizado em frente à nova sede do Governo do Estado, está inscrita a frase do ex-presidente Tancredo Neves: “O primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”.
Em seguida à abertura, a solenidade oficial ocorrerá sob o vão livre do edifício Tiradentes. Trata-se do maior prédio suspenso do mundo com 147 metros de comprimento e 26 metros de largura. No local, o público presente assistirá ao pronunciamento do governador Aécio Neves.
16.300 servidores integrados
A Cidade Administrativa foi construída para abrigar 16.300 servidores da administração direta e indireta do Estado. Eles passam a trabalhar integrados nos prédios Minas e Gerais. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o complexo possui modernos equipamentos de trabalho e avançados sistemas para comunicação e transmissão de dados. Um total de 15.500 (95%) dos servidores passam a trabalhar em estações próprias de trabalho e integrados por internet e intranet.
A centralização da administração gerará uma economia de R$ 92 milhões por ano.  As secretarias e órgãos funcionavam em 53 endereços diferentes de Belo Horizonte. A partir de agora, não ocorrerão mais despesas com o pagamento de aluguéis, transporte de pessoas e documentos, manutenção e reforma de prédios e telefonia. Todas as ligações telefônicas realizadas no complexo são por ramais internos, sem cobrança de impulso.
O Palácio Tiradentes abrigará a Governadoria, onde está instalado o gabinete do governador do Estado, a Vice-Governadoria e o Gabinete Militar. Um centro de convivência é equipado com restaurantes e serviços necessários aos servidores.
Acesso pela MG 010
Por medidas de segurança, o acesso à Cidade Administrativa será feito exclusivamente pela entrada da rodovia MG-010, sentido bairro Serra Verde-Centro. A entrada da avenida José Maria Alkmim estará interditada. Ao chegar na Cidade Administrativa, os convidados serão encaminhados ao estacionamento do complexo, onde deverão apresentar os convites.
Expediente
Na quinta-feira, os servidores públicos iniciarão o expediente às 14 horas. As linhas de ônibus que dão acesso à Cidade Administrativa funcionarão normalmente. A linha que opera a partir da estação Vilarinho do metrô será interrompida no período da manhã e volta a funcionar às 13h30.
Fonte:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/component/content/article/30810
 

Related posts

AL aprova subsidiárias da Copasa

Leandro 4infra

Reunião com Secretária de Planejamento

Leandro 4infra

Projeto que cria código do usuário do serviço público passa na CCJ

Leandro 4infra