My CMS
Arquivo

Já funciona o esquema de transporte para a Cidade Administrativa

Sistema foi elaborado com base em pesquisa de demanda feita pela Seplag
 
O novo sistema de transporte que irá levar os servidores até a Cidade Administrativa já está em circulação. A linha de ônibus 6350 opera partindo da estação BHBus do Barreiro até a estação Vilarinho do metrô, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas entrarão em operação a partir do dia 22, partindo do Centro de Belo Horizonte e da estação do metrô São Gabriel e estação Venda Nova do BHBus.
A linha 65 sairá do Centro, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, com ponto final na estação Vilarinho, de onde o servidor terá gratuitamente uma linha de ônibus exclusiva para a Cidade Administrativa, localizada a apenas 5 quilômetros de distância e com tempo médio de viagem de sete minutos. Já a linha 8650 sairá da estação do metrô São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.
 
A linha 642 partirá da estação Venda Nova do BHBus e atenderá os passageiros pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho.
 
Mobilidade
 
O sistema foi desenhado para facilitar a mobilidade e garantir maior integração entre os ônibus e o metrô, de forma que o servidor utilize o máximo de dois ônibus ou um ônibus e o metrô no deslocamento de casa até o trabalho. “A nossa preocupação, de acordo com pesquisa que foi feita entre os servidores, foi que a BHTrans pudesse criar novas linhas para atender a essa demanda de forma que o servidor não tenha que fazer mais de uma troca de ônibus. Ele pode, por exemplo, pegar o ônibus próximo de sua residência até o metrô ou até uma linha troncal”, explicou a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.
 
A pesquisa realizada com o funcionalismo apontou que cerca de 73% dos servidores pretendem utilizar o sistema de transporte público para chegarem à Cidade Administrativa. Foram criadas sete linhas de ônibus que utilizarão mais de 100 novos veículos, numa solução conjunta que envolveu a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, BHTrans, CBTU Metrô BH e a Secretaria de Planejamento.
 
As outras três linhas já definidas entrarão em operação ao longo de 2010. A BHTrans irá fazer um acompanhamento diário da demanda e, à medida em que as transferências dos servidores forem ocorrendo, essas outras três linhas serão disponibilizadas. As linhas que já atendem à região da Cidade Administrativa também serão reforçadas à medida em que ocorrerem as transferências de todas as 18 secretarias e 25 órgãos públicos, prevista para encerrar em outubro deste ano.
 
As outras linhas farão uma ligação entre a região da Savassi e a estação Vilarinho e o Centro de Belo Horizonte e a estação Vilarinho. Uma delas será executiva, com ar-condicionado, e terá uma tarifa mais cara.
 
Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais
http://www.iof.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2187&catid=50:destaques
 
 

Related posts

Palavra da Presidente sobre apoio dos Deputados na Assembléia

Leandro 4infra

Manual de entrega da declaração anual do Simples Nacional

Leandro 4infra

Projeto do Estado de quitar dívida com Ipsemg gera polêmica

Leandro 4infra