My CMS
Arquivo

Mais uma prova de que estamos no caminho certo

Ocorreu no Estado de Rondônia mais uma prova da legalidade e constitucionalidade do Projeto de Incremento da Arrecadação proposto pelo Sinffaz e pela Asseminas. Um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) negou a inconstitucionalidade na reestruturação do cargo de Técnico Tributário de Rondônia. No Estado, passaram a ser atribuídas, aos Técnicos Tributários, funções como fiscalização e lançamento de tributos, antes restritas aos Auditores Fiscais. A reestruturação, julgada como legal, foi feita em abril de 2008, de acordo com a lei Nº 1892, passou a exigir escolaridade Superior para os Técnicos Tributários, que até então tinham exigência de escolaridade de Ensino Médio, e lhes atribuiu outras funções sem prejuízo das atribuições dos Auditores Fiscais daquele estado.
 
O parecer da AGU em Rondônia reforça os objetivos que norteiam o Projeto do Sinffaz, de incremento na arrecadação sem aumento da carga tributária e eficiência do serviço público na promoção da justiça fiscal e social. É preciso reestruturar as carreiras, cargos e salários do fisco mineiro, redistribuindo atribuições de forma concorrente, sem que haja favorecimento e com permanência do interesse público. E é nessa luta que o Sinffaz vem se empenhando, para que os Gestores Fazendários possam ser melhor aproveitados, por sua alta qualificação, podendo contribuir de maneira mais eficaz na arrecadação de tributos e no combate à concorrência desleal e à sonegação fiscal.
 
Abaixo estão os links com o parecer da AGU sobre a ADI referente à Lei Nº1892/2008 do Estado de Rondônia e parecer do constitucionalista Dr. José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior, inclusive contendo o indeferimento pelo STF das ADI’s do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com decisões semelhantes acerca do mesmo tema:
Parecer AGU sobre ADI Rondônia
Parecer Dr. Baracho

Related posts

TJ cria Conselho Gestor do Sistema CNJ

Leandro 4infra

Lei Orgânica da Administração Tributária

Leandro 4infra

Departamento Jurídico informa!

Leandro 4infra