My CMS
Arquivo

Reunião do CONES – Comitê de Negociação Sindical

O Comitê de Negociação Sindical, criado pelo art. 213 da Lei Delegada nº 180 de 20/01/11 e regulamentado pelo Decreto 45.601 de 12/05/11, é composto por membros do Poder Executivo da Secretaria de Planejamento de Gestão – SEPLAG e Dirigentes Sindicais de todas as categorias do Funcionalismo Público Mineiro. Esse Comitê reuniu-se hoje, 20 de junho, às 10h na Cidade Administrativa para tratar de Política Remuneratória e questões da Cidade Administrativa – CAMG.
 
 

                            
 
Política Salarial
 
A subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda de Siqueira Neves, iniciou a reunião apresentando a agenda de reuniões do Comitê para este ano. Em seguida o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, André Abreu Reis, fez uma breve explanação sobre os Gastos Públicos, com ênfase aos gastos com o salário dos Servidores em 2010 e sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. O subsecretário disse que vê com otimismo a vinculação do reajuste dos servidores ao crescimento da receita de ICMS.
 
A Coordenação Intersindical manifestou-se apresentando uma proposta de Política Salarial que reivindica reajustes anuais, com a definição da data-base no mês de maio, e indexar os aumentos salariais ao crescimento da receita de impostos: ICMS, ITCD e IPVA. A Coordenação solicitou ainda que seja dado um reajuste imediato em relação ao índice de crescimento da receita de 2010, e que nenhuma categoria receba um vencimento básico menor que o salário mínimo.
 
O Sinffaz representado por Brígida Maria Colares ressaltou ainda que o Governo deverá ser transparente com os dados da receita e gastos com a folha de pagamento para acompanhamento dos servidores e de toda a sociedade mineira. Reforçou que os salários têm que ser indexados ao crescimento da receita de impostos e pediu que o repasse do crescimento de 2010 fosse dado imediatamente aos servidores.
 
Brígida aproveitou a oportunidade para dizer que o Estado tem capacidade para elevar e otimizar a receita. Para isso deverá ampliar as atribuições dos servidores da Secretaria de Fazenda para aumentar a efetividade e eficiência em arrecadar mais e poder prestar serviços públicos de melhor qualidade, melhores salários ao servidor público mineiro. A Administração Pública tem a ferramenta para buscar receita sem arrocho fiscal e sem aumento da carga tributária. Basta utilizar melhor a mão de obra qualificada que dispõe na Secretaria de Fazenda.
 
Fernanda finalizou dizendo que as negociações sobre Política Salarial poderá ser definida na próxima reunião do Comitê com o Governo, com a presença da Secretária de Planejamento de Gestão, Renata Vilhena agendada para o dia 12 de julho.
 
 
 

 André Reis  
 
 

Cidade Administrativa
 
Os Sindicalistas presentes reivindicaram com muita ênfase o livre acesso às dependências da CAMG que atualmente é dificultado. 
 
A Intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel Dias Duarte, prestou esclarecimentos sobre questionamentos de alguns sindicatos. Dentre eles, informou que os servidores com necessidades especiais, têm à disposição veículos na garagem dos prédios para buscar e levar nos pontos de ônibus e estacionamentos. Para isto basta ligar e solicitar serviços nos telefones: 3915-0830/3915-0831. Em relação à alimentação os servidores encontram algumas opções que vão de R$ 4,50 a R$ 35,00 o Kg.

                                                                       

Em relação aos banheiros, Kênnya informou que 730 mangotes serão substituídos o mais breve possível. O servidor que encontrar qualquer problema em relação à CAM poderá enviar um email para falecamg@ca.mg.gov.br e informar a demanda, fazer sua denúncia ou mandar sugestão.
 
O Sinffaz continuará atuando junto à Intersindical na defesa dos interesses dos seus representados.

Kênnya Dias

Related posts

Diretoria do SINFFAZ participam de Audiência Pública na Bahia

Leandro 4infra

Plenário aprova em 2º turno reajuste para servidores do Executivo

Leandro 4infra

Sinffaz esclarece matéria publicada pelo colunista Márcio Fagundes do jornal Hoje em Dia

Leandro 4infra