My CMS
Arquivo

Sinffaz reúne com o Secretário Colombini

A Diretoria do Sinffaz se reuniu ontem com o Secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, para tratar de reivindicações da categoria. O Sinffaz foi recepcionado calorosamente pelos Gestores da Cidade Administrativa, numa demonstração de união e força.
 
Estiveram presentes na reunião o Presidente do Sinffaz – Paulo César Marques da Silva, a Vice-presidente – Brígida Maria Colares, o Diretor Jurídico – Marcus Vinícius Bolpato, a Diretora Regional de Montes Claros – Glaucia Eliana Rodrigues e o Diretor dos Órgãos Centrais – Rudnei Dias Avelar.  Pela SEF estavam o Colombini, o Secretário Adjunto – Pedro Meneguetti, o Subsecretário da Receita – Gilberto da Silva Ramos e o Chefe de Gabinete – José Luiz Ricardo.
 
O Sinffaz  havia solicitado a reunião com o Secretário para discutir as reivindicações da categoria,  que está mobilizada em estado de greve, e decidir os rumos da mobilização dependendo das negociações com o governo. 
 
Colombini iniciou a reunião dando informações sobre a política salarial que encontra-se na ALMG para ser votada.  Informou que acha importante que a Fazenda esteja dentro do Projeto de Lei e que a categoria tenha uma data-base definida. Comunicou sobre os aumentos de 5% a partir de outubro de 2011 e 5% a partir de abril de 2012, que fazem parte do PL de política salarial. Além disso, as categorias terão a correção da GEPI (Cota e Ponto) no mês de janeiro de 2012.
 
Na segunda parte da reunião o Secretário comprometeu-se a fazer a incorporação, ao longo de três anos, da Conta Reserva na GEPI (Cota e Ponto), que é uma reivindicação antiga dos Gestores e Auditores, na razão de 1/3  em maio de 2013, maio de 2014 e maio de  2015. Essa incorporação da Conta Reserva na Gepi beneficiará a todos, mas principalmente os aposentados. 
 
O Governo propôs também reduzir um nível na carreira de Gestor, mas o Sindicato rebateu pedindo a exclusão de dois níveis, de forma que não haja diferenciação entre as carreiras do Grupo de TFA. A carreira dos Gestores seria reduzida de quatro para dois níveis, ficando a mesma quantidade de níveis aos cargos do TFA, conforme previsto inicialmente na Lei de carreira 15.464 (mesma quantidade de níveis para Gestor e Auditor). Para a vice-presidente do Sinffaz Brígida Colares, “se tirarem os dois níveis, aí sim, seria corrigido um problema criado com a Lei 16.190 de 2006.” O Secretário Adjunto, Meneguetti, ficou sensibilizado com a reivindicação e prometeu analisar o assunto para corrigir essa distorção e injustiça feita com os Gestores, já que o impacto financeiro da retirada dos níveis é, a princípio, muito pequeno para o Estado e muito importante para os Gestores. Paulo César reivindicou também, a correção das tabelas de vencimento de cargo efetivo para diminuir o fosso salarial existente entre os cargos do GTFA. Colombini recebeu as propostas do Sinffaz e comprometeu-se a estudar as questões.
 
 
Dando continuidade à reunião foi novamente discutida a questão da PEC 186 / LOAT e os riscos de exclusão da categoria dos Gestores Fazendários de Minas Gerais da Administração Tributária.  Para Marcus Bolpato, Diretor Jurídico, o clima é de insegurança. “Os Gestores estão sem dormir esperando uma definição. Se as propostas apresentadas forem aceitas, as perdas seriam minimizadas”. O  Secretário também se comprometeu a intervir junto ao Congresso Nacional para alterar a PEC 186 nos mesmos moldes que foi solicitado pela FebraFisco, ou seja,  irão compor a carreira da administração tributária todos os cargos que compõe o GTFA.
 
Para o presidente do Sinffaz Paulo César Marques da Silva, a reunião foi positiva e uma demonstração de interesse do Governo em resolver as questões apontadas pelo Sinffaz.
 
Após a reunião na Cidade Administrativa, a Diretoria do Sinffaz se reuniu no Sindicato para avaliar as propostas do Governo e  resolveu dar um crédito de confiança ao Secretário. Ficou decidido pela suspensão temporária do estado de greve, ou seja, a Operação Padrão, mas continua o pedido à categoria que permaneça em alerta às informações do Sindicato. Ele irá permanecer em negociação com o Governo para resolver as propostas da categoria ainda pendentes (lançamento e fosso salarial)
 
 
 
 
 
A Diretoria
 
Matéria restrita!
É proibida sua impressão, envio por e-mail ou qualquer outro tipo de divulgação.

Related posts

Pacote tributário está na pauta do Plenário

Leandro 4infra

AFFEMG divulga nota de esclarecimento sobre ADI 3913

Leandro 4infra

Ação de Cobrança

Leandro 4infra