My CMS
Arquivo

SINFFAZ assina termo de cooperação com a UFMG

 
Em uma iniciativa importantíssima, o SINFFAZ, assinou, no dia 27 de junho, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica, instituído pelo Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça da Faculdade de Direito da UFMG – PRUNART.

O termo de cooperação terá como objeto institucionalizar o diálogo e o intercâmbio de conhecimento e de experiência, entre pesquisadores docentes e discentes e o Sindicato, a partir da compreensão dos problemas e desafios que se apresentam à organização sindical,  às instituições públicas responsáveis pela organização do trabalho e ao sistema de justiça.  

A cooperação técnica firmada entre o sindicato e o Prunart-UFMG tem como meta a produção de conhecimento  que possa contribuir para o enfrentamento e busca de solução para os problemas sociais oriundos da relação de trabalho, propiciando, assim, uma a reflexão crítica, construtiva e propositiva acerca dos aspectos paradigmáticos e culturais que orientam os códigos de conduta e o modo de operar das instituições sindicais e públicas.
 

Estiveram presentes e aderiram ao Programa, além do SINFFAZ, o SINDIRECEITA , o SINTEL, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Justiça do Trabalho da 3ª Região (TRT3) e o Ministério Público Federal do Trabalho (MPT).

O professor adjunto da faculdade e juiz titular da 12ª vara do Trabalho de Belo Horizonte, Antônio Gomes de Vasconcelos, explicou tratar-se de uma proposta que envolve a articulação das atividades de ensino a partir da identificação de situações-problema de interesse público e social, relacionadas a organização do trabalho e a administração da justiça.

Destacou a ser o programa uma ferramenta indispensável para a democratização e a participação da sociedade, destinatária do conhecimento científico, na construção e na legitimação deste conhecimento.

Daí o desafio das instituições de representação sindical, do poder público, bem como da Universidade, de compreender esse processo de mudanças nas suas múltiplas dimensões e, ainda, de redefinir suas concepções e práticas institucionais, em atenção ao projeto constitucional da sociedade brasileira.

Related posts

TV Assembléia entrevista Anastasia

Leandro 4infra

Paulo César Marques participa do Café com os Aposentos

Leandro 4infra

Reposicionamento por tempo de serviço

Leandro 4infra