Arquivo2

SINFFAZ e FEBRAFISCO participam do Lançamento da Casa do Município Brasileiro na Europa

Na última semana o SINFFAZ, representante legal e histórico dos Gestores e Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais, a AMM – Associação Mineira de Municípios, a FEBRAFISCO – Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e do Distrito Federal, a ASSEMINAS – Associação dos Exatores de Minas Gerais e o IBD – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, participaram do Lançamento da CMBE – Casa do Município Brasileiro na Europa e do I CONLUBRA – Congresso Luso-Brasileiro sobre Investimento no Brasil e Desenvolvimento Econômico Regional.

presidenteemPortugal

O lançamento da Casa “José Bonifácio de Andrada e Silva” ocorreu no dia 08 de abril, na cidade do Porto, em Portugal. O evento, que aconteceu no Palácio da Bolsa, marcou a ligação histórica e cultural existente entre Brasil e Portugal, considerando a posição estratégica de Portugal como porta de entrada à Europa, além do livre trânsito e comércio na União Européia e a internacionalização das economias dos pequenos, médios e grandes municípios.

A CMBE, uma associação sem fins lucrativos, tem como base fundamental a internacionalização dos municípios e irmanamento de cidades, fomentando o entendimento e a cooperação entre os municípios mineiros e europeus através do intercâmbio cultural, científico, tecnológico, universitário, econômico e comercial, consolidando-se como uma verdadeira plataforma de promoção comercial e cultural.

Dentre as diversas atividades que serão realizadas pela CMBE estão a promoção dos municípios mineiros no cenário internacional; a realização de missões empresariais e feiras internacionais; a criação do BALCÃO DE NEGÓCIOS e da VITRINE BRASIL, cujo os principais objetivos serão o fomento do comércio internacional entre empresas dos municípios associados e a exposição de produtos com potencial de exportação e importação. A Casa também irá criar o ESPAÇO CULTURAL BRASILEIRO, programa destinado a apoiar a exposição da arte nas suas mais variadas vertentes; e o programa ESTAGIAR, que visa o oferecimento de bolsa-estágio, através de concurso, para universitários brasileiros na Europa e Europeus no Brasil, bem como o aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas ligadas ao serviço público.

A Casa do Município Brasileiro na Europa foi fundada pela Associação Mineira de Municípios, que representa os 853 municípios de Minas Gerais, pelo SINFFAZ, FEBRAFISCO e ASSEMINAS, que participam desse projeto contribuindo com a consultoria, assessoria e suporte nas questões fiscais, através dos servidores da Administração Tributária (em Minas Gerais, pelos Gestores e Auditores Fiscais), e o IBD, responsável pela interface das empresas/empresários/investidores com os municípios, o municipalismo e suas grandes e desafiadoras demandas e necessidades.

No evento, o projeto foi apresentado pelos membros fundadores à comunidade internacional, contando com a participação de convidados ilustres como o Presidente da Câmara Municipal do Porto; Presidente da Associação Comercial do Porto; Representantes dos Municípios de Gaia e Maia, cidades da Região Metropolitana do Porto; Representantes da Assembleia Municipal, Universidades, Associação Empresarial e Ordem dos Advogados; Autoridades Políticas de Portugal e da União Europeia; Representantes Diplomáticos e a Imprensa Portuguesa.

Veja abaixo as entrevistas com os participantes do evento falando sobre o lançamento da Casa do Município Brasileiro na Europa: