My CMS
Arquivo2

SINFFAZ e SINDIRECEITA promovem debate sobre política e os movimentos sociais e sindicais

O SINFFAZ e o SINDIRECEITA promoveram nesta terça-feira, dia 19, um debate entre lideranças sindicais, políticas e candidatos, intitulado “Cenários Brasileiros – Políticas e Serviços na perspectiva do movimento popular e sindical”, que aconteceu no Auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, a partir das 19 horas, e reuniu representantes de federações, sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais de Belo Horizonte e toda Minas Gerais.

Debate Sindical e Politico (24)

O evento contou com a participação de políticos, como o candidato a Governador pelo PT, Fernando Pimentel; o candidato a Senador pelo PMDB, Josué Alencar; os Deputados Federais e candidatos, Weliton Prado e Jô Moraes; etc.

Debate Sindical e Politico (55)

Além do SINFFAZ, representando os servidores da Administração Tributária do Estado de Minas Gerais, os diversos setores também foram representados pelas mais de 26 entidades presentes, como o SINDIRECEITA/MG dos Analistas Tributários da Receita Federal; o SINPEF/MG dos Policiais Federais; o SINASEMPU dos Servidores do Ministério Público; o SINDOJUS/MG dos Oficiais de Justiça; o SINJUS/MG dos Servidores da Justiça de 2ª Instância; o SINPRO/MG dos Professores; a CTB Minas, a CUT/MG e UGT/MG como centrais dos trabalhadores; a FETAEMG dos Trabalhadores na Agricultura; a MAM-BH, FAMEMG e UMMP-BH das Associações de Moradores e Moradia Populares; a CMP/MG como central dos Movimentos Populares; a UBM da União Brasileira de Mulheres; a UNEGRO da União de Negros pela Igualdade; corpo docente e discente da Faculdade de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara; dentre outros.

Debate Sindical e Politico (34)

As diversas reivindicações dos movimentos populares e centrais sindicais foram destaque durante os discursos dos representantes, abordando temas como o atual modelo de negociações sindicais; garantia de concursos públicos; mudança no sistema de saúde e de educação do Estado; melhores condições de habitação; reforma do sistema político; e valorização dos servidores públicos, com um governo que escute os trabalhadores.

Debate Sindical e Politico (63)

Durante o debate, o Deputado Federal Weliton Prado parabenizou os idealizadores do evento, o Presidente Marcus Vinícius Bolpato e o Diretor Hugo Renê de Souza, em nome do SINFFAZ e da FEBRAFISCO, e Leonardo Catão, em nome do SINDIRECEITA/MG. O Deputado destacou a brilhante atuação desses sindicatos no cenário político e falou sobre a necessidade de valorização dos servidores e o assédio moral em que se encontram as diversas categorias do funcionalismo público em Minas Gerais. “É preciso eleger um Governador compromissado com as causas e movimentos sociais, que rompa com o sistema estabelecido hoje em nosso Estado”, disse o Deputado e também candidato pelo PT.

Debate Sindical e Politico (111)

Após ouvir as questões propostas pelos sindicalistas e movimentos sociais, o candidato a Senador, Josué Alencar, falou sobre o desenvolvimento do Estado, e declarou que seu objetivo político é garantir que as mudanças propostas ao país cheguem à Minas. Filho de José Alencar, ex-Vice-Presidente do Brasil, tem como motivação o discurso do pai, que valoriza antes de empresas e entidades, as pessoas que trabalham para elas. “As políticas sociais são indissociáveis das políticas econômicas, hoje temos mais pessoas consumindo, produzindo e crescendo com o nosso país, por isso precisamos defender o desenvolvimento, para que nosso Estado reme na mesma direção que o Brasil”, disse o candidato do PMDB.

Debate Sindical e Politico (137)

O candidato ao Governo do Estado, Fernando Pimentel, falou sobre seu encontro com o ex-Presidente Lula, que aconteceu na manhã daquela terça-feira, e disse que conversaram sobre este debate e a reconstrução do funcionalismo público no Estado de Minas Gerais, que ao longo dos anos sofreu com o atual governo. “O Presidente Lula mandou um abraço aos representantes aqui presentes e pediu que dissesse sobre a importância que ele atribui ao papel do movimento sindical dos funcionários públicos e dos movimentos sociais na reconstrução do Estado de Minas Gerais”.

Debate Sindical e Politico (164)

A Presidente da CUT/MG – Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira, leu uma carta com propostas aos candidatos presentes e discursou sobre as diversas reivindicações, como o reconhecimento do direito de negociação coletiva do setor público estadual; concursos públicos; o fim da política de terceirização; a aplicação da convenção 151 da OIT para o funcionalismo público; e a criação de uma mesa permanente de negociação. “Hoje existe o CONES, mas este modelo em que o Governo controla a organização sindical não nos atende.”, disse a Presidenta da CUT.

Debate Sindical e Politico (84)

As entidades entregaram ao candidato a carta com as propostas para a melhoria da interlocução e diálogo entre o Governo Estadual e a sociedade. O documento foi assinado pelo candidato a Governador, que pediu aos representantes de todas as categorias presentes o apoio para governar em conjunto, em benefício da governabilidade, da população e dos servidores. “Posso ter experiência e capacidade, mas não dou conta sozinho. Precisamos governar juntos com o mesmo vigor que fazemos estas discussões”, concluiu Fernando Pimentel.

Debate Sindical e Politico (100)

Após firmar o compromisso com os servidores públicos, o candidato ainda falou sobre as dificuldades que encontrará se for eleito, já que será, em muitos anos, o primeiro governante de esquerda a assumir o Estado de Minas Gerais, que clama por mudanças.

Assista no vídeo abaixo a fala do Presidente do SINDIRECEITA/MG:

Assista a seguir o discurso do Deputado Federal Weliton Prado:

No vídeo abaixo, assista o discurso do candidato a Senador, Josué Alencar, e do candidato a Governador, Fernando Pimentel:

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.

Related posts

Vitórias do Departamento Jurídico beneficiam filiados do SINFFAZFISCO

Leandro 4infra

Depois de pressão, Zema faz publicação sobre recomposição salarial dos servidores

Anderson Alves

Servidores da SEF/MG seguem mobilizados em defesa de suas reivindicações

Leandro 4infra