My CMS
Arquivo2

SINFFAZFISCO delibera em AGE após reunião com Secretário

Aconteceu na última sexta-feira (27) a 68ª AGE – Assembleia Geral Extraordinária e a 26ª AGO – Assembleia Geral Ordinária do SINFFAZFISCO, que ocorreu no Hotel Othon Palace, em Belo Horizonte, e contou com a presença de filiados de todas as regiões do Estado.

A 26ª AGO teve início às 13:30h e começou com a proposta de previsão orçamentária para 2016. A proposta foi apresentada pelo Tesoureiro do SINFFAZFISCO, Marcelo Delão, que demonstrou aos presentes todos os investimentos do Sindicato e as propostas para o próximo ano, tendo sido aprovada.

A proposta também contou com a colaboração dos filiados, que sugeriram alguns investimentos e ações para o próximo ano, que acatadas foram incorporadas.

Em seguida, deu-se início à 68ª AGE com os seguintes assuntos sendo discutidos:

1) Reunião com Secretário de Fazenda

O Presidente do SINFFAZFISCO, Unadir Gonçalves Júnior, o Vice-Presidente, Hugo René de Souza, e o Diretor Jurídico, Marcus Vinícius Bolpato, deram início à AGE falando sobre a reunião com o Secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho.

Veja no documento em anexo o resumo da reunião, que foi repassado aos colegas durante a AGE. Clique aqui para ler.

2) Auditor Fiscal é nomeado Diretor do SINFFAZFISCO

Após o detalhamento da reunião com o Secretário, os filiados foram apresentados ao novo Diretor do SINFFAZFISCO, o Auditor Fiscal João Batista Soares, que ocupará a Diretoria de Imprensa e Divulgação do Sindicato. João Batista estava lotado em Contagem, mas sofreu inúmeras ameaças devido às denúncias que ele fez na CGE envolvendo Auditores que não cumpriam horário em DFT’s e Conext’s, dentre outros. Em virtude disso, o agora Diretor do SINFFAZFISCO foi transferido para a CAMG.

João Batista, que já foi FTE (Fiscal de Tributos Estaduais), é hostilizado por muitos AFRE por defender a colaboração e a valorização de todos os servidores da Administração Tributária (GEFAZ e AFRE), em prol de uma Secretária de Fazenda mais justa e forte. Em sua primeira fala, o novo Diretor fez algumas considerações sobre a atual situação de desmonte do Fisco Mineiro e manifestou sua intenção em engrandecer ainda mais o Sindicato, na defesa das causas dos servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação de Minas Gerais. Para fortalecer a indicação do colega, seu nome foi levado à AGE para ratificação, tendo sido aprovada por unanimidade.

O Presidente do SINFFAZFISCO deu as boas vindas ao novo Diretor, bem como colocou toda a estrutura deste Sindicato a seu dispor, se solidarizando em face das hostilidades que vem sofrendo por ter se colocado contra o “status quo” existente. O Presidente também disse que o SINFFAZFISCO estará ao seu lado para protegê-lo das perseguições que possa vir a sofrer por defender a SEF dos interesses particulares, afastados do “interesse público”.

3) Moções de Repúdio e Ações de Reivindicação

Três moções de repúdio foram aprovadas pela AGE, vejamos:

3.1 – Após uma ampla discussão, foi aprovada uma moção de repúdio pela “exclusão do GEFAZ” do Planejamento Fiscal de 2016, bem como da futura execução do mesmo. A AGE também aprovou que, caso o planejamento não seja refeito para incluir o GEFAZ, os ocupantes deste cargo não irão se comprometer com a realização do mesmo. A Diretoria do Sindicato ficou autorizada pela AGE a adotar medidas de resistência, caso sejam necessárias, tais como paralisações parciais, manifestações, dentre outras ações. A categoria exigiu ações mais contundentes.

3.2 – Ato contínuo, a AGE aprovou também uma moção de repúdio contra os adiamentos de reuniões promovidas pela SEPLAG e a pouca disposição do GAB/SEF em se reunir com o Sindicato.

3.3 – Os Gestores também aprovaram outra moção de repúdio, no sentido de que a categoria não aceita que a Secretaria deixe de conversar sobre as soluções possíveis para o cumprimento do “ditame da remuneração equânime”. Não poder fazer agora não é justificativa para fechar as negociações para o cumprimento da LEI num prazo razoável. A lei deve ser cumprida para todas as situações e não somente em um determinado momento.

Pauta Remuneratória 2016: A AGE aprovou uma proposta de pauta remuneratória da categoria, que será enviada ao GAB/SEF para conhecimento, análise e apresentação de proposta para implementação do decorrer do tempo, como forma de cumprir a LEI e o “ditame da remuneração equânime”.

Em relação à Reestruturação da Secretaria de Fazenda, a AGE aprovou uma solicitação formal ao Secretário, para que o GESTOR FAZENDÁRIO esteja representado na Comissão que estudará esta reestruturação, pois a categoria não confia nos atuais Dirigentes da SRE para fazê-lo por decreto, sem que haja participação dos Gestores e sem o acompanhamento do SINFFAZFISCO.

ADI contra Lei 15464/05: A AGE também aprovou e autorizou que a Diretoria contrate estudos para analisar o ingresso de ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra trechos da LEI nº 15464/05, que feriram o princípio da “isonomia” ao beneficiar só, exclusivamente e excessivamente o antigo AFTE (Agente Fiscal), enquanto prejudicou direito das classes de TTE (Técnico de Tributos Estaduais) e FTE (Fiscal de Tributos Estaduais).

Por fim, também participaram da reunião os membros do Departamento Jurídico e do Departamento de Comunicação, que divulgaram um balanço das ações realizadas este ano e os projetos dos respectivos setores para 2016.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

A DIRETORIA

Related posts

Diretoria do SINFFAZ participa de reuniões da PEC 186 em Brasília

Leandro 4infra

Momento Fisco fala sobre parecer da AGE na BAND Minas

Leandro 4infra

SINFFAZFISCO entra com pedido de liminar para garantir o pagamento aos seus filiados

Leandro 4infra