My CMS
Arquivo2

Seminário reúne autoridades de todo o país

O evento discutiu os impactos da PEC 55 – aprovada em segundo turno pelo Senado Federal – e as propostas de reformas trabalhista e da Previdência

Prestigiado por ministros, juízes, promotores e representantes sindicais de todo o Brasil, aconteceu no último dia 12 de dezembro o seminário “As reformas da Previdência e Trabalhista e a PEC 241/PEC 55”.

O evento ocorreu no Auditório da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG e foi promovido pelo SINDISEMA, ASSEMA e Prunart-UFMG, em parceria com o SINFFAZFISCO, Sarah Campos Sociedade de Advogados, SISIPSEMG, SINDPOL/MG, Barbosa e Dias Advogados Associados, FESEMPRE, Comissão de Direito Sindical da OAB-MG, MGPE e SindREDE/BH.

O seminário teve início pela manhã, e o primeiro painel, presidido pela Juíza do Trabalho de Ouro Preto, Doutora Graça Borges, teve a participação do Doutor Joelson Dias – advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral – que palestrou sobre “Neoliberalismo Financeirização da Economia e Democracia Ameaçada”. Em seguida, a Doutora Sarah Campos – advogada, Mestre pela Universidade de Coimbra e doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Coordenadora de Relações Sindicais e Institucionais do Prunart-UFMG – falou sobre “A crise econômica e a precarização dos direitos dos servidores públicos: a conjuntura Europeia e o que o Brasil deve evitar”. Ainda no primeiro painel, o Presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, pós-graduado em Economia e mestre em Administração de Empresas, Daro Marcos Piffer, falou sobre “O teto dos gastos públicos (PEC 241/PEC 55) e o comprometimento do Estado Social”.

IMG_3423 (Copy)

Para finalizar as palestras da manhã, o Doutor Douglas Alencar Rodrigues – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – em Conferência Magna, falou sobre “O futuro do sindicalismo brasileiro e a dignidade do trabalho”.

IMG_3461 (Copy)

No início da tarde, em mesa presidida pelo Presidente do SINFFAZFISCO, Unadir Gonçalves Júnior, o segundo painel de discussões recebeu a Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, que expôs sobre o tema “O sistema da Dívida Pública e o desmonte do Estado Social”. Em continuidade, o economista e especialista em Previdência Social Dr. José Prata, palestrou sobre “O Déficit Público e a proposta de Reforma da Previdência”. Para falar sobre “A transparência na Gestão do Sistema Previdenciário dos servidores mineiros”, o seminário recebeu o Doutor Eduardo Nepomucedo – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. O Assessor Chefe de Relações Sindicais do Estado de Minas Gerais e ex-delegado do Trabalho, Carlos Calazans, explanou sobre “O sindicalismo brasileiro frente às reformas”. Para finalizar, “A proposta de reforma trabalhista e o modelo de Estado Constitucional” foi o tema do Juiz Titular da 45ª Vara do Trabalho do TRT da 3ª Região e coordenador do Prunart-UFMG, Antônio Gomes de Vasconcelos.

IMG_3583 (Copy)

Durante todo o evento houve participação expressiva da plateia enriquecendo o debate e promovendo o conhecimento acerca dos temas explanados.

IMG_3331 (Copy)

O Momento Fisco, programa do SINFFAZFISCO, que será exibido no próximo sábado (17), a partir das 11h15 na Band Minas, fez a cobertura completa do evento. Assista abaixo, com exclusividade:

Momento Fisco é exibido durante o Programa Paulo Navarro na BAND Minas, um dos líderes de audiência na grade da programação da emissora, e reprisado pelo Canal BH News na terça-feira (20/12) às 0h00, 8h00, 12h30 e 16h30;  na quarta-feira (21/12) às 0h00, 8h00 e 16h00; na sexta-feira (23/12) às 0h00, 10h00 e 18h30; e no sábado (24/12) às 0h00 e 8h30.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.

Related posts

Destaque para vitória obtida pelo Departamento Jurídico em prol das Gestoras Fazendárias em Licença Maternidade

Leandro 4infra

Gestora Fazendária de Minas Gerais assume Presidência Estadual de partido

Leandro 4infra

Comunicado | Copa do Mundo 2018

Leandro 4infra