My CMS
Arquivo2

Câmara aprova renegociação das dívidas e Minas Gerais comemora

A terça-feira (20) foi de muita movimentação na Câmara dos Deputados para que a proposta de renegociação da dívida dos estados com a União fosse aprovada, após ter sido alterada pelo Senado.

No fim da tarde, com 296 votos a favor, 12 contrários e três abstenções o projeto foi aprovado já com a inclusão do regime de recuperação fiscal para os estados mais endividados.

A aprovação foi comemorada pelo governo mineiro, já que as contrapartidas estabelecidas pelo governo federal foram retiradas do projeto.

Após pressão dos servidores públicos, em especial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o governo já havia sinalizado que não assinaria o acordo caso o chamado “pacote de maldades”, que entre outras coisas congelaria o salário dos servidores a aumentaria de 12% para 14% a contribuição previdenciária, não fosse retirado do texto original. Com a aprovação, além de estendido o prazo de pagamento da dívida em 20 anos, estados que decretaram calamidade financeira (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) poderão ter o pagamento suspenso por até três anos.

A aprovação é considerada uma derrota para a equipe econômica do governo federal e o projeto segue agora para sanção ou veto (parcial ou total) do presidente Michel Temer.

Veja abaixo a repercussão na imprensa sobre a aprovação do projeto:

G1 – Câmara reduz exigências e aprova renegociação das dívidas estaduais

EM – Câmara aprova renegociação da dívida dos estados sem contrapartida e PMs comemoram em BH

Hoje em Dia – Câmara aprova renegociação das dívidas e impõe derrota a Temer

O Tempo – Temer derrotado pela Câmara

Folha de São Paulo – Câmara libera socorro para Estados endividados sem exigir contrapartidas

Related posts

Desconto EXAIXO

Leandro 4infra

Momento Fisco divulga entrevista com Presidente da ALMG em sua 3ª edição

Leandro 4infra

Debate Cenários Brasileiros – Candidato a Senador e Governador

Leandro 4infra