Arquivo2

Feliz Dia Internacional da “Luta” da Mulher

Mais do que flores, as mulheres querem igualdade, liberdade e respeito. Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, mas a data foi escolhida para lembrar a luta de 129 operárias de uma empresa têxtil americana que foram vítimas de seus patrões por reivindicarem a redução da jornada de trabalho – cerca de 15 horas diárias –, melhores salários e a igualdade de condições de trabalho em relação aos homens. Elas fizeram greve e foram assassinadas por seus patrões, que colocaram fogo na fábrica e as impediram de sair.

Muitos conhecem a história mas, o que poucos sabem, é que este é apenas um evento da história que mostra a luta das mulheres por igualdade. Em todo o mundo, e durante anos, elas foram julgadas bruxas e queimadas em fogueiras, subjugadas e impedidas de ter acesso ao estudo, ao voto, a representatividade política e a igualdade de direitos em relação ao homem.

Mais de 100 anos depois da instituição do Dia da Mulher, e do movimento daquelas operárias americanas, em pleno século XXI as mulheres continuam na busca por igualdade salarial, pelo direito de vestir o que quiserem e estar onde tiverem vontade. Ainda sofrem violência física e psíquica, são mortas simplesmente por serem mulheres e julgadas por uma sociedade que, no dia 8 de março, ainda só pensa em flores.

Por isso, neste dia, o melhor presente que nossas mulheres merecem é o reconhecimento por tudo que fizeram e fazem por todos nós. O melhor carinho é abraça-las em suas lutas. A melhor demonstração de amor é o respeito.

Salvem nossas mulheres! Feliz Dia Internacional da “Luta” da Mulher!

CARTÃO DIA DA MULHER