Mais de 30 sindicatos, que representam servidores públicos de Minas Gerais, se reuniram na manhã de hoje (08) com o Governador do Estado, Fernando Pimentel. Além do Chefe do Executivo, também estiveram presentes o Secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho, o Secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães e o Secretário de Governo, Francisco Eduardo Moreira.
Os principais assuntos discutidos durante a reunião, que ocorreu devido à uma solicitação do SINFFAZFISCO, SINDPÚBLICOS e SINDSEMA, foram a folha de pagamento dos servidores ativos e aposentados, Previdência no Estado e IPSEMG. As três entidades foram as primeiras a serem ouvidas pelo Governador, que precisou se retirar antes do final do encontro.
O SINFFAZFISCO, representado por seu Presidente, Hugo René de Souza, enfatizou que não é admissível que os servidores aposentados sejam preteridos em relação aos servidores ativos. O Presidente afirmou que só no último mês esses servidores amargaram sete dias de atraso do pagamento da última parcela. O Secretário de Fazenda informou que não haverá mais atraso no pagamento dos aposentados em relação aos outros servidores, como tem acontecido nos últimos meses.
Acolhendo sugestões, serão criadas duas comissões. A primeira será formada por cinco integrantes indicados pelos sindicatos para acompanhar todas as Receitas, Despesas e Folha de Pagamento do Estado, já a partir da próxima folha.
A segunda comissão, com sete integrantes também indicados pelos sindicatos, terá como objetivo acompanhar e buscar soluções para o IPSEMG/Previdência.