My CMS
Destaque

Produtores rurais pessoas físicas poderão emitir NFA-e em tempo real

Contribuinte poderá emitir o documento sem a necessidade de aguardar a análise da Unidade Fazendária

A Secretaria de Estado de Fazenda implementou uma novidade para contribuintes e servidores. Por meio do Decreto 47.909, publicado hoje (03) no Diário Oficial, a SEF disponibilizou a NFA-e – “Emissão Especial de Nota Fiscal Avulsa eletrônica”, pelo Siare, para produtores rurais pessoas físicas em tempo real, podendo ser emitida também fora do horário comercial e sem a necessidade de ter que aguardar a análise da Unidade Fazendária.

Segundo a nova norma, sindicatos, cooperativas, associações e leiloeiros também podem atuar como solicitantes da NFA-e para os produtores rurais pessoas físicas, desde que sejam autorizados previamente.

Só poderão emitir a NFA-e contribuintes ou respectivas entidades autorizadas por eles, que estejam inscritos no Cadastro de Produtor Rural Pessoa Física. O documento só poderá ser emitido por sindicato ou cooperativa da qual o produtor seja filiado.

Segundo a SEF, a nova funcionalidade vai proporcionar agilidade nas operações realizadas pelos produtores em leilões, otimização de processos, aumento da produtividade, emissão imediata da NFA-e, pagamento posterior do imposto – quando houver incidência – e maior controle financeiro.

A responsabilidade no preenchimento da tributação e o prazo para o recolhimento do ICMS, que antes era da análise da Administração Fazendária, passa a ser do produtor, que ficará impossibilitado de emitir novas notas até que seja cumprida a obrigação.

Clique aqui para ler a matéria no site da SEF-MG.

Related posts

Deputado cobra transparência sobre os critérios e o cronograma de pagamento das Férias-Prêmio

Anderson Alves

Mesmo reprovado em Comissão, projeto de Reforma da Previdência em Minas segue para votação na ALMG

Tiago Viana

Secretaria de Fazenda concede progressão na carreira dos servidores

Nínive Ramos

Leave a Comment