Destaque

Pública promove debate para discutir o papel do servidor público no Estado de bem-estar social

A Pública Central do Servidor promoveu na noite da última segunda-feira (08), uma live com a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA) para discutir o papel do servidor público no estado de bem-social. O debate foi transmitido pelas páginas do Facebook e Youtube da entidade e contou com a participação dos internautas, que enviaram comentários e elogiaram a iniciativa da Pública em discutir o assunto.

Além da Deputada, participaram do debate o Presidente da Pública, José Gozze, o Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, a diretora de Políticas Sindicais e Associativas da Pública, secretária-geral do ATENS Nacional e Vice-presidente da ATENS – UFRN, Ângela Lobo Costa, e a Secretária Geral da Pública e Analista-tributária da Receita Federal, Sílvia Helena Felismino.

O Presidente da Pública iniciou o debate comentando sobre as dificuldades enfrentadas pelo funcionalismo público nos últimos anos. Segundo José Gozze, muitas vezes nota-se que o governo tenta, a todo instante, afastar o cidadão do servidor público. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus a sociedade está percebendo, a cada dia mais, que o trabalho do servidor público é vital na construção social. O Presidente da Pública também parabenizou a Deputada pelo seu trabalho em defesa do serviço público ao longo de todos esses anos.

Alice Portugal agradeceu o convite e elogiou a pluralidade do trabalho da Pública Central do Servidor em trabalhar sempre ao lado do servidor público.

Em seguida, a parlamentar prestou sua solidariedade a todos os familiares dos mais de 37 mil brasileiros que foram vítimas fatais da Covid-19. Para a Deputada, assim como há cem anos, onde a humanidade passou por um momento turbulento [a gripe espanhola], novamente estamos diante de uma novidade. “O vírus tem a característica de alta natureza de contágio e para parte dos indivíduos a doença é mortal. De fato, precisamos fortalecer o distanciamento social, pois ainda não temos remédio nem vacina e isso tem ceifado várias vidas”, complementou a deputada.

Alice Portugal também destacou a importância do trabalho do servidor público neste cenário atual. Ela reiterou que todos têm sido aplaudidos neste momento, principalmente os da saúde, mas todos os servidores em geral, de forma presencial ou remota, estão contribuindo ao máximo para ajudar toda a sociedade. A Deputada ainda comentou sobre a prontidão do serviço público que sempre serve a sociedade e coloca-se à disposição do cidadão.

No entanto, a representante do poder legislativo reconheceu que no momento atual o governo não compreende o verdadeiro papel do serviço público. Ela criticou a tentativa dos governos recentes em praticar o encolhimento do Estado.  Segundo ela, a desestruturação de uma sequência de carreira acarreta na falta de compromisso entre o indivíduo que serve ao público e o Estado, pois somente uma carreira estável, estruturada e com salário decente pode oferecer um serviço de qualidade.

O Presidente da Pública destacou sobre a má distribuição de renda no Brasil, onde a maior parte da riqueza está concentrada em uma pequena parte de pessoas.  José Gozze ainda levantou o seguinte questionamento “Até quando o Brasil vai ser um Estado que não consegue dividir com todos a produção e o lucro que o trabalhador faz?”.

A Deputada foi enfática e afirmou que o Brasil será assim até o momento em que a população tomar o destino em suas próprias mãos. Otimista, ela disse que espera que isto aconteça em breve e é possível conviver nas diferenças reagindo a todas essas ações retrogradas atuais. “Só vamos sair dessa situação quando todos nos unirmos na defesa da democracia. Uma ampla frente para salvar o Brasil desta visão atrasada e extremista”, afirmou a deputada.

Ângela Lobo Costa, diretora de Políticas Sindicais e Associativas da Pública, relatou as dificuldades enfrentadas para um indivíduo ingressar no serviço Público. “São anos de estudo, exigência de qualificações e são necessárias atualizações constantes para que o servidor faça jus ao que a sociedade espera da classe”, concluiu.

A Deputada Alice Portugal salientou da necessidade de se desmentir a máxima de que existem muitos servidores no Brasil e criticou o congelamento dos salários de servidores públicos até o dia 31 de dezembro de 2021. A Deputada lembrou ainda da inconstitucionalidade da lei aprovada, por ter sido votada sem a participação dos servidores públicos e disse que será preciso um trabalho conjunto dos parlamentares aliado as entidades que representam os servidores públicos para impedir que isso de fato aconteça na prática.

O Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René de Souza, expressou sua satisfação em participar de uma live com a maioria da força do empoderamento da mulher. Também demonstrou preocupação com a “base da pirâmide social”. Para Hugo, grande parte da sociedade só tem acesso ao Estado por meio de um servidor público e, segundo ele, se isso lhe for retirado, nada vai restar do estado para esta camada da população.

Finalizando o debate, a Secretária-Geral da Pública, Silvia de Alencar, destacou a iniciativa da entidade em realizar todas estas discussões que engrandecem o debate público e afirmou que o papel da entidade é sensibilizar as pessoas em prol da união dos servidores. Silvia também parabenizou a Deputada pelo seu trabalho.

O Presidente da Pública também agradeceu e ressaltou, mais uma vez, o compromisso da instituição em mobilizar todos os 12 milhões de servidores públicos brasileiros com a certeza que a pandemia vai passar e o Brasil precisará mudar.

Hugo René, agradeceu a participação de Alice Portugal no debate e elogiou seu trabalho no Congresso Nacional.

A Deputada agradeceu pelo espaço, parabenizou o trabalho da Pública e concluiu dizendo que estará sempre à disposição para debates posteriores.

Assista no vídeo abaixo a live na íntegra: