My CMS
Destaque

Vice-presidente do Sinfazfisco-MG participa da audiência sobre a Reforma Administrativa

O Presidente da FEBRAFISCO e Vice-presidente do Sinfazfisco-MG, Unadir Gonçalves Júnior, participou, nesta terça-feira (03), de Audiência Pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que debateu a PEC 32 – Reforma Administrativa.

A Comissão Especial é presidida pelo Deputado Federal Fernando Monteiro e tem como relator o Deputado Federal Arthur Maia.

Além do dirigente participaram do debate representantes de outras carreiras do serviço público, especialistas e parlamentares.

Os debatedores foram unânimes em afirmar que a proposta do Governo Federal não melhora a prestação do serviço à população e provoca a precarização e o desmonte dos serviços prestados. Além disso, abre brechas para a corrupção, demissões e pressão política com os novos regimes de contratação previstos na PEC.

Outro ponto destacado durante o debate é a ausência do conceito da carreira típica de Estado, que, segundo a proposta, será definido por lei complementar. Este aspecto da PEC foi duramente criticado pelo Presidente da FEBRAFISCO ao afirmar que “com a proteção insuficiente para a função pública nos demais vínculos haverá aumento do personalismo. É uma ferramenta do patrimonialismo, clientelismo e autoritarismo”.

Unadir Gonçalves Júnior também afirmou que a Reforma Administrativa não oferece nada que beneficie o povo brasileiro e só traz prejuízos na prestação do serviço público. Para ele, a PEC atende apenas os anseios do mercado e ataca os principais pilares do estado brasileiro previstos na Constituição Federal de 1988. Ele destacou, também, que o ‘lucro’ que o Estado precisa é o de dar serviço de qualidade à população.

Os Deputados Federais Israel Batista e Rogério Correia, que também participaram do debate e fazem parta da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, defenderam a estabilidade do servidor como essencial para o bom desempenho dos serviços prestados, o que foi reafirmado por outros representantes de servidores. Para eles, a mudança abre portas para a terceirização e a contratação precária, além de significar a volta das contratações realizadas por interesses políticos.

O Sinfazfisco-MG e a FEBRAFISCO continuam na luta para impedir que a PEC 32 avance no Congresso Nacional e, em parceria com outras entidades sindicais, estão promovendo ações de combate a Reforma Administrativa. Neste momento a participação de todos é fundamental para pressionar os Deputados para que votem contra a reforma.

Assista no vídeo abaixo a fala, na íntegra do Presidente da FEBRAFISCO e Vice-presidente do Sinfazfisco-MG:

Related posts

Sindicatos se reúnem na ALMG para discutir projetos do Governo do Estado

Tiago Viana

Coletivo “Defende Minas” se reúne com Deputado Sávio Souza Cruz na ALMG

Tiago Viana

Sinfazfisco-MG promove campanha de valorização do Servidor Público

Nínive Ramos

Leave a Comment