My CMS
Destaque

Pagamento represado de férias-prêmio é tema de Audiência Pública

A Comissão de Administração Pública realizou nesta quarta-feira (04) uma Audiência Pública para cobrar o pagamento de férias-prêmio a cerca de 22 mil servidores aposentados.

O debate atendeu a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT) e contou com a participação de representantes do Poder Executivo e dos servidores atingidos. Apesar das várias cobranças pelo anúncio ao menos de um cronograma de pagamento das férias-prêmio não-gozadas e convertidas em espécie, não há previsão disso acontecer, segundo informações de representantes do Executivo que participaram da audiência.

O Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René de Souza, participou da audiência e apontou que a diferença entre receitas e despesas do Executivo não pára de crescer positivamente, o que já justificaria um acerto de contas com os servidores. O líder sindical sugeriu, ainda, que parte dos R$ 2,4 bilhões conseguidos pelo Executivo com a venda da folha de pagamentos dos servidores estaduais ao Banco Itaú sejam utilizados na quitação das férias-prêmio. Basta o Governo utilizar aproximadamente 20% deste valor e quitar os débitos com os servidores.

Veja abaixo a fala do Presidente do Sinfazfisco-MG:

Também presente na Audiência Pública, o Deputado Estadual Cristiano Silveira destacou o trabalho do Sinfazfisco-MG em elaborar relatórios e sempre divulgar informações atualizadas sobre a condição fiscal do Estado. O Deputado afirmou ainda que o discurso de que falta recursos, não parece mais ser uma justificativa plausível para o atraso no pagamento das férias-prêmio, um direito dos trabalhadores que dedicaram toda uma vida ao serviço público.

Veja abaixo a fala completa do Deputado Cristiano Silveira:

Para a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira, a reclamação geral dos servidores é de que o governo estadual dificulta que as férias-prêmio sejam efetivamente tiradas ao longo da carreira e, por isso mesmo, deveria pagar pelo benefício no momento da aposentadoria, o que não tem acontecido. “Um governo eficiente, como eles dizem ser, deveria ter uma programação pra cumprir esse direito sem termos que cobrar”, criticou Beatriz Cerqueira.

Assista abaixo a fala da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira:

Representando o Governo, o secretário-adjunto de Estado de Fazenda (SEF), Luiz Cláudio Fernandes Lourenço Gomes, afirmou que a atual administração estadual reconhece que deve pagar as férias-prêmio atrasadas, mas, no momento, não há previsão de quando isso vai acontecer.

Por fim, a Deputada Beatriz Cerqueira solicitou um requerimento para que, quando o Governo for anunciar o cronograma de pagamento das férias-prêmio, o faça na Comissão de Administração Pública.

Related posts

FEBRAFISCO promove live com Deputado Federal Israel Batista

Nínive Ramos

Salário dos servidores públicos entra na mira para bancar auxílio emergencial 2021

Anderson Alves

Contribuição Previdenciária – alíquotas majoradas de Zema começam a ser cobradas

Nínive Ramos

Leave a Comment