Destaque

A categoria está de luto!

Hoje iriei me permitir usar este espaço para dar uma péssima notícia sobre um grande homem, amigo, deputado e parceiro diferenciado, que o maldito vírus nos tirou. Será uma forma de desabafo! Espero que compreendam e, por isso, o texto está em primeira pessoa.

Um dos grandes presentes que a vida sindical me trouxe foi o privilégio de ter conhecido esse ser magnífico e, com mais privilégio ainda, tê-lo na condição de amigo.

Um dos 12 apóstolos próximos de Jesus tinha a mesma profissão que a nossa. Mateus era coletor de impostos. Em um de seus relatos, ele conta que Jesus explicava, aos que ali se encontravam, o motivo que estariam ao seu lado para toda a eternidade: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver”.

Como seus seguidores eram justos, argumentaram que não haviam feito aquilo, pois o Mestre jamais teve fome, jamais teve sede, jamais ficou doente. E ele com toda ternura, retrucou: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Ivair fez tudo isso em vida.

Além do espetacular ser humano, Ivair defendeu a categoria como poucos (e poucos sabem disso). Foi um leão na defesa das nossas causas, sempre com seu jeitão conciliador e carismático.

Não havia hora para ele!

Se havia uma novidade que pudesse nos afetar, ligava a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo em feriados e finais de semana. E sabem o que ele pediu em troca? Nem mesmo o voto.

Nós dois desenvolvemos uma moeda que deixa de existir com sua partida precoce dessa vida: recebia o melhor queijo que já comi e que meu neto ama e o retribuía com doce de leite na palha…já estou com saudades disso. As lágrimas insistem em escorrer enquanto tento escrever as lembranças ainda vivas não me deixam esquecer.

Só agora, com essa dor profunda, consigo mensurar o quanto gosto de você, meu amigo.

Homens como você são essenciais para a humanidade. Vá e descanse em paz.

A categoria está de luto!

Hugo