My CMS
Ações Individuais Jurídico

AÇÃO – APOSENTADOS – INDENIZAÇÃO – FÉRIAS-PRÊMIO NÃO GOZADAS

1 – DESCRIÇÃO

Volta-se aos filiados aposentados que tiveram suas aposentadorias publicadas nos últimos 5 (cinco) anos e, que não receberam a conversão em espécie do saldo das férias-prêmio IMPLEMENTADAS APÓS 29/02/2004.

Todavia, alguns servidores se aposentaram sem que tivessem a oportunidade de gozá-las, computá-las para outros fins ou, ainda, sem que seus valores fossem convertidos em espécie no ato da aposentadoria.

Sendo prevista na legislação a aquisição das férias-prêmio e não sendo estas gozadas, nasce o direito à indenização, que pode ser discutido por via da presente ação, sob pena de caracterização de enriquecimento sem causa do Estado de Minas Gerais, visto que a não conversão em pecúnia equivaleria à própria negativa do direito assegurado.

2 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  1. Procuração;
  2. Regulamento de utilização do Departamento Jurídico do SINFAZFISCO-MG;
  3. Cópia legível do CPF e da Carteira de Identidade;
  4. Publicação do ato de aposentadoria ou de afastamento preliminar;
  5. Publicação da conversão em pecúnia do saldo de férias-prêmio;
  6. Cópia simples dos contracheques dos últimos 05 (cinco) anos, incluindo os referentes ao décimo terceiro salário;
  7. Cópia do requerimento de férias-prêmio, se tiver, acompanhado preferencialmente da resposta da SRH.

3 – GRATUIDADE DA JUSTIÇA 

Os filiados, que tiverem interesse em solicitar a gratuidade da justiça, deverão enviar os seguintes documentos:

  1. Declaração de hipossuficiência financeira (download);
  2. 06 (seis) contracheques recentes;
  3. Documentos que possam comprovar a impossibilidade do filiado arcar com as despesas processuais sem prejuízo da sua própria subsistência ou de sua família.

OBS: O filiado deve estar ciente de que eventual declaração de hipossuficiência financeira será de sua inteira responsabilidade.

4 – PROCEDIMENTO

1. Preencher e assinar os documentos (em anexo) nos campos solicitados;

2. Solicitar na Superintendência de Recursos Humanos e na Corregedoria da Secretaria de Fazenda as certidões e demais documentos necessários;

3. Enviar TODOS os documentos DIGITALIZADOS  para sisjur@sinffazfisco.org.br ou, na impossibilidade, enviar todos os documentos para o endereço do SINFAZFISCO-MG:  Rua Ceará, nº 741, sala 204, bairro Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 30150-311;

4. O filiado deverá recolher, previamente ao ajuizamento da ação judicial, perante o setor Administrativo do SINFAZFISCO-MG, os valores referentes às custas e despesas iniciais do processo, esses serão informados pelo Departamento Jurídico após o recebimento da documentação.

OBS.:

  1. Os valores das custas processuais são definidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelos Tribunais Superiores e cobrados por meio de guias judiciais emitidos pelos próprios Tribunais.
  2. Os valores referentes às custas e despesas iniciais do processo serão devolvidos posteriormente em caso de deferimento da gratuidade de justiça.

Related posts

COMUNICADO IMPORTANTE AOS APOSENTADOS

Leandro 4infra

AÇÃO DE PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE

Leandro 4infra

MANDADO DE SEGURANÇA – DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Leandro 4infra