Destaque Reforma da Previdência

ALMG promove seminário para discutir Reforma da Previdência de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove entre os dias 13 e 16 de julho o “Seminário Reforma da Previdência de Minas Gerais” com o objetivo de debater amplamente a proposta do Governo Estadual, que vai causar grades impactos na vida de milhares de servidores públicos mineiros.

Durante os quatro dias serão apresentadas a legislação federal sobre a previdência, as novas regras que já foram implementadas em outros estados e as justificativas do Governo para as alterações propostas. Nesta terça-feira (14), representantes sindicais de todas as categorias de servidores foram ouvidos para levar suas propostas, críticas e sugestões.

A reunião da manhã, com início às 9h, foi coordenada pelo Deputado Alencar da Silveira Júnior, 3º Vice-presidente da ALMG, e participaram do debate representantes da ADEP-MG – Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais; da ADUEMG – Associação dos Docentes da UEMG; da ASTHEMG – Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais; da AMCOL-MG – Associação dos Músicos do Coral Lírico de Minas Gerais; do Sindafa-MG – Sindicato dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais; do SINDMUSI-MG – Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais; do SERJUSMIG – Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais; do SISIMPSEMG – Sindicato dos Servidores do IPSEMG; e do SINDPÚBLICOS-MG – Sindicato dos Servidores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais. Os dirigentes criticaram os projetos de lei enviados ao legislativo pelo Governador Romeu Zema e ressaltaram que este não é o momento propício para discutir a Reforma da Previdência. Além disso, reclamaram pela proposta ter sido enviada sem ter sido debatida com os servidores públicos.

Dando continuidade ao seminário, a reunião da tarde, com início às 14h, foi coordenada pelo Deputado Carlos Henrique, 2º Secretário da ALMG e foram ouvidos representantes da ASSEMINAS – Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais; da APEMINAS – Associação dos Procuradores de Minas Gerais; do SEEMG – Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais; do SINDOJUS – Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Minas Gerais; do SINDSEMPMG – Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais; do SINTDER/SINTTOP-MG – Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Transporte e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; e da ASPOCT-MG – Associação dos Aposentados do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Os dirigentes voltaram a criticar a proposta de Reforma da Previdência enviada pelo Governador Romeu Zema, frisaram que há sete anos o Governo de Minas Gerais não concede reajuste aos servidores e que as discussões sobre a reforma devem ser aprofundadas para que o resultado seja bom para todos. Também foi ressaltado que a proposta chegou à casa legislativa sem qualquer consulta aos representantes dos servidores.

Durante todo o dia, enquanto eram debatidas as propostas de Reforma da Previdência no seminário, servidores mineiros promoveram manifestações na porta da ALMG.

Foto: Sarah Torres/ALMG

Os servidores também promoveram uma manifestação, na última quarta-feira (08), quando se reuniram contra a reforma, na entrada principal da ALMG. Além de se posicionaram contra a reforma, uma das principais queixas é a dificuldade de mobilização e participação dos trabalhadores, em função do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

O seminário está sendo transmitidos ao vivo pela TV Assembleia e pelo Portal da Assembleia e todos os interessados podem enviar manifestações em tempo real. Clique aqui para acompanhar a programação do seminário.

No último dia do seminário, a ALMG vai receber as propostas e sugestões dos sindicatos ao governo. Todo o conteúdo com as propostas de alterações da Reforma da Previdência será enviado ao Estado.