My CMS
Arquivo2 Destaque

ALMG promulga Emenda que permite a conversão das férias-prêmio para quitação da casa própria

Em ato solene nesta segunda-feira (17), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promulgou a Emenda à Constituição 98, de 2018, que permite que servidores públicos civis e militares convertam as férias-prêmio em espécie, adquiridas até 29 de fevereiro de 2004 e não gozadas, para quitar, total ou parcialmente, o financiamento da casa própria.

A norma altera o artigo 117 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e teve origem na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/15.

Pela maneira que a Emenda foi aprovada ficou estabelecida que a efetivação, pelo Poder Público será feita de modo escalonado, ao longo de cinco anos, a partir de 2020. Será observado o critério de antiguidade da aquisição das férias prêmio, garantindo assim a efetivação, a cada ano, de pelo menos 20% do montante requerido. A Proposta prevê ainda que o valor convertido deve ser repassado pelo órgão pagador diretamente ao agente financeiro, após a comprovação, pelo servidor, de sua condição de mutuário. O servidor poderá pagar o saldo devedor tanto do Sistema Financeiro de Habitação, quanto de sistema estadual de financiamento habitacional.

Related posts

Secretário de Fazenda participa de Reunião Especial na ALMG

Tiago Viana

Deputado Arnaldo Silva defende pleito dos Gestores durante votação na ALMG

Leandro 4infra

Pública promove live com candidatos à vereador por Belo Horizonte – MG

Nínive Ramos

Leave a Comment