A SRH está dando prosseguimento ao Programa Banco de Potencial, implementado na SEF em 1989, através do qual vem sendo possível identificar competências conhecimentos e habilidades dos servidores fazendários, de forma a subsidiar processos seletivos internos, atender a demandas gerenciais que necessitam dessa identificação de perfis, e propiciar orientação profissional aos servidores avaliados.
Para adaptação ao Programa Gestão por Competências da SRH, a partir de 2004, o referido Programa Banco de Potencial passou por um processo de modernização e atualização de metodologias, que deu origem ao Projeto de Mapeamento de Perfil de Competências e Habilidades Individuais dos Servidores Fazendários. Até o momento já foram submetidos ao novo processo, aproximadamente, 678 servidores que ingressaram na SEF nos dois últimos concursos, e servidores em exercício que ainda não haviam se submetido à avaliação pelo Banco de Potencial.
Visando a nivelar todos os Perfis existentes na SEF, a SRH promove a atualização, a partir de novembro de 2007, das informações contidas no Banco de Potencial daqueles servidores que participaram do processo no período de 1989 a 1998. Os referidos servidores serão submetidos às metodologias do Mapeamento de Competências – testes e entrevista/questionário, com duração de 2(dois) dias. Os mapeamentos serão realizados nos municípios-sede de Regionais e em Belo Horizonte (para os servidores das SRF II Belo Horizonte, SRF II Contagem e Unidades Centrais).Oportunamente, estaremos divulgando o cronograma das atividades.