Foram anunciados, no último dia 21 de novembro, os vencedores da terceira edição do Prêmio Inova Minas Gerais, dentre esses estão Gestores da SAIF, e foram premiados com o Segundo Lugar da categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, modalidade “Inovação em Gestão Governamental”, com o trabalho: “SEF ATENDIMENTO: o papel da tecnologia na disseminação da transformação digital do serviço público”. (veja aqui)
O prêmio é dividido em duas categorias: Iniciativas Implementadas de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis. E subdivididas nas modalidades Inovação em Políticas Públicas, que reconhece novas formas de atuação do poder público no atendimento de demandas; e Inovação em Gestão Governamental, que busca contribuições para a simplificação e modernização governamental, com o intuito de otimizar recursos, favorecendo os serviços públicos.
O trabalho que foi premiado na primeira categoria, apresentou os resultados alcançados com a criação e implantação do sistema SEF ATENDIMENTO na SEF desde 2016, construído em parceria entre a SAIF e STI, que teve como ponto de partida de sua criação o modelo anterior utilizado pela equipe do Fale Conosco, e buscou construir um sistema completo que permitisse não só a troca de mensagens, mas também a gestão de todo o atendimento prestado na área, a visão imediata do gestor sobre o cenário e melhor alocação de recursos humanos. Dentre tantas funcionalidades, destacamos que permite o levantamento de dados estatísticos com os relatórios de mineração de dados e avaliação do atendimento prestado de forma a medir a satisfação do cidadão/contribuinte.
A equipe é composta pelos Gestores Jane Soares de Freitas, Mariana Godinho e Lintz Veloso, pelas Técnicas Fazendárias Solange Silva e Luzia Alves e pela Auditora Lucia Helena Lopes.
Com funcionalidades inovadoras de um lado e foco na simplicidade no manuseio do outro, o SEF ATENDIMENTO foi pensado essencialmente para ser uma Solução de Atendimento para as diversas necessidades de comunicação dos públicos dentro e fora da SEF.
No ar desde 2016 e com mais de 260.331 mil atendimentos realizados, o sistema hoje comporta ao menos 30 áreas de atendimento, espalhadas nas diversas superintendências.
Destes, 186.325 mil, foram direcionados ao atendimento do público externo, realizado nos canais Fale Conosco (151.829 mil), Fale Com a AF (piloto de BH e Contagem com 24.013 atendimentos), Fale com a SRH (2.587 mil) e Fale Com a SDP (com 7.896 mil mensagens respondidas aos taxadores dos órgãos estaduais em apenas dois meses de implantação).
Nossos cumprimentos aos Gestores Fazendários envolvidos pelo trabalho que além de premiado está mudando e qualificando a forma de atendimento Na Secretaria de Fazenda de MG.
A DIRETORIA