Novo cadastro do produtor rural passa a ser informatizado

Para modernizar e simplificar as obrigações fiscais e os serviços prestados aos produtores rurais mineiros, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG)  informa que  até  31 de julho, todos deverão fazer sua inscrição no novo Cadastro do Produtor Rural pessoa física. Para isso, basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e entrar no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare). As Administrações Fazendárias (AFs) também estão preparadas para prestar esclarecimentos e fazer a inscrição dos produtores.
 
Os pedidos de nova inscrição serão feitos somente  no processo informatizado, via Siare. As já existentes terão que ser recadastradas. Com a mudança para o novo cadastro eletrônico, ficará mais fácil apurar e pagar o ICMS e obter nota fiscal avulsa eletrônica para o transporte de qualquer produto. Estima-se que em Minas existam cerca de um milhão de produtores rurais, segundo  o secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu Dias.
 
Para sair do cadastro que hoje não é informatizado para o informatizado, por meio do Siare, o produtor rural pessoa física precisa estar atento à escala preparada pela Secretaria de Fazenda, a ser cumprida de acordo com o número final de inscrição. Com essa medida, a SEF/MG quer evitar eventual sobrecarga no sistema.
 
Dessa forma, o produtor rural com inscrição terminada em 1 fará sua inscrição no cadastro informatizado do Siare a partir deste mês de março e até o último dia útil do mês de abril.
 
A escala prossegue da seguinte forma: até o último dia útil de maio para as inscrições terminadas em 2, 3 e 4; até o último dia útil de junho para as inscrições com finais em 5, 6 e 7; e até o último dia útil de julho para as inscrições terminadas em 8, 9 e 0.
 
A Secretaria de Fazenda informa ainda que a inscrição atual no Cadastro de Produtor Rural (não informatizado) será substituída no dia seguinte às datas acima estabelecidas, medida que invalidará, automaticamente, o antigo Cartão de Inscrição de Produtor. Esse cartão que era renovado anualmente passa a ser atualizado pela utilização da nota fiscal avulsa eletrônica de produtor rural.
 
 

Related posts

Obrigado, Toninho!

Agradecimento ao colega Maurício Bomfim

Gestor Fazendário representa Secretário de Fazenda em Audiência Pública da ALMG