A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais inaugura nesta segunda-feira (14) a AF Virtual, mais uma etapa na ampliação da oferta de serviços online aos contribuintes de Minas Gerais.
O projeto, que é um piloto para futuras soluções envolvendo este tipo de interação, veio como um novo paradigma de atendimento, além da alternativa em meio às limitações e adaptações impostas pela pandemia, com foco na simplificação, digitalização e automação de serviços prestados pela Secretaria.
Esse conjunto de iniciativas amplia para o cidadão a oferta de serviços prestados no âmbito digital, diminuindo a burocracia e o custo envolvido no deslocamento de um atendimento presencial, trazendo ainda a comodidade e segurança necessárias neste período de isolamento social.
Neste primeiro momento, o atendimento virtual tratará do IPVA e Taxa de Licenciamento (TRLAV). Internamente, o Fale com a AF – IPVA E TRLAV é formado por uma equipe de atendimento composta por 26 servidores de todo o Estado e um grupo de apoio de especialistas localizados na unidade central. O canal irá abordar a prestação do serviço de forma facilitada, ágil, com grande apelo para quebra de circunscrição e para a resolutividade das demandas do cidadão em único canal de atendimento.
A SEF/MG também vê a solução como uma oportunidade de revisar seus processos, padronizar o atendimento, identificar dificuldades e implementar melhorias. A experiência também propõe que estes servidores sejam valorizados em suas experiências e conhecimentos, pois, mais que prestadores de serviços específicos, este grupo estará focado em identificar soluções que tragam melhoria sobre os processos e serviços executados.
O atendimento digital para dúvidas sobre os serviços vinculados a veículos e às manutenções relacionadas a acertos de pagamento dos impostos e taxas já é ofertado ao contribuinte da capital por meio do Fale com a AF BH e Contagem, desde 2016, e agora será ofertado aos demais municípios no canal Fale com a AF – IPVA E TRLAV.
A partir do dia 14/12/2020 as unidades passarão a encaminhar para o canal de atendimento os seguintes serviços de IPVA/TRLAV:
IPVA > ACERTO DE PAGAMENTO GUIA /DUPLICIDADE
TRLAV > REGULARIZAÇÃO – TAXA DE LICENCIAMENTO
IPVA > ISENÇÃO – DÚVIDAS
IPVA > RESTITUIÇÃO – DÚVIDAS
IPVA > PROGRAMA BOM PAGADOR
IPVA > REVISÃO DE BASE DE CÁLCULO – DÚVIDAS
IPVA > CADASTRO DE LOCADORAS – DÚVIDAS
E a partir de Fevereiro de 2021 serão acrescentados os demais serviços listados a seguir:
IPVA > REGULARIZAÇÃO IMPEDIMENTO / AUTUADO / PROTESTO
IPVA > PARCELAMENTO INDISPONÍVEL NA INTERNET
IPVA > LEILÃO / IMPEDIMENTO
O link para acesso a este canal de atendimento, no site da SEF, estão disponíveis no menu superior da página principal, em ATENDIMENTO > Fale com a AF.