Aprovados no Concurso de 2007 manifestam no Expominas

A terça-feira, dia 14, foi o primeiro dia das discussões sobre a crise econômica mundial e no Brasil. O evento “Ciclo de Debates Minas Combate a Crise” reuniu personalidades políticas e de negócios de todo o Estado e foi promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Governo do Estado, BDMG, Fiemg e Diários Associados. A abertura estava prevista para às 9 horas, com a presença do governador Aécio Neves e demais autoridades.

Com o objetivo de dar mais visibilidade ao movimento na luta pelas nomeações, os aprovados no Concurso para Gestores Fazendários de 2007, se organizaram ás 8 horas da manhã, em frente à entrada principal do Expominas, munidos de apitos, faixas com mensagens de protestos, narizes de palhaço e panfletos. A intenção era chamar a atenção de quem passava pelo local, e para isso, os manifestantes agitavam as faixas e entregavam o material do movimento para todos.

Os aprovados possuíam um objetivo maior que era fazer com que o movimento fosse visto pelo governador Aécio Neves, que chegou de helicóptero ao local. Dois dos manifestantes conseguiram driblar a segurança e conseguiram entregar em mãos o panfleto reivindicatório ao Governador.

À tarde, o movimento teve continuidade em frente à Secretaria de Estado de Fazenda, na Rua da Bahia. Dessa vez, os aprovados utilizaram um carro de som e conseguiram chamar a atenção da Administração. O chefe do Gabinete do Secretário da Fazenda, José Luis Ricardo recebeu os manifestantes e debateu sobre o processo de nomeações que há muito tempo está inerte.

Mais uma vez a Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, foi citada como causa pela não nomeação dos aprovados. Indagado sobre o possível aumento de 15% que será concedido aos Procuradores do Estado, sobre nomeações para outros cargos, bem como a publicação de editais para mais dois novos concursos, José Luis Ricardo não soube responder.

Segundo o Chefe de Gabinete, é difícil prever sobre a economia mineira, uma vez que essa crise é imprevisível, porém, já existem sinais de recuperação.

E o movimento não parou por aí. Ao fim da tarde, os aprovados de dirigiram à Secretaria de Planejamento e Gestão, Seplag, para tentar um contato com a secretária Renata Vilhena. Na Seplag, os manifestantes conseguiram conversar com dois assessores da Secretária, que também citaram a LRF como o fator responsável pela não nomeação.

Ainda na Seplag, os aprovados foram informados de que existe uma Câmara de Gestão Integrada,responsável pelas nomeações, que se reúne uma vez por mês, composta pelo vice-governador Antônio Anastasia, Secretário de Fazenda Simão Cirineu dentre outras autoridades

Esse movimento a cada dia vem ganhando mais força e mais aliados. O Sinffaz parabeniza a todos os aprovados que participaram da manifestação e apóia a ação dos aprovados. Não podemos parar de lutar enquanto esses concursados não forem nomeados e a partir de então, continuarmos a luta pela a valorização do Gestor Fazendário.

Estamos na luta com vocês, a causa de vocês também é nossa e por isso as nomeações de novos Gestores fazem parte de nossa pauta de reivindicação.

Veja mais fotos: