My CMS
Arquivo

Audiência Pública debate reestruturação da SEF/MG

O Sinffaz participou ontem, 02 de dezembro, da Audiência Pública em que a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debateu à constitucionalidade de mudanças feitas na estrutura da Secretaria de Estado da Fazenda, por meio dos decretos 45.203/09 e 45.205/09. Foram tratados assuntos relacionados ao fechamento dos postos fiscais fixos em rodovias e até que ponto isso pode acarretar no aumento da sonegação fiscal e levar a queda da arrecadação.
 
O assessor especial da Subsecretaria da Receita Estadual, Antônio Eduardo Leite, mostrou um plano de ação que prioriza a fiscalização móvel em rodovias e eletrônica. Garantiu ainda, que todo esse processo de mudança vem sendo debatido com os auditores fiscais e gestores desde 1998, que de forma alguma é algo imediatista e imposto aos membros da SEF/MG.
 
Em seu discurso, o presidente do Sinffaz, Paulo César Marques, afirmou que o sindicato não foi procurado para tratar tais assuntos e que as mudanças trarão forçosamente alterações na vida privada dos servidores daquelas Unidades, Auditores Fiscais e Gestores Fazendários, onde trabalhavam em sistema de plantão, ou seja, escala de 24 por 72 horas passando a trabalhar em jornada semanal de 40 horas.
 
Já Gilberto Silva Ramos, diretor de Fiscalização da Subsecretaria da Receita Estadual, argumentou que as mudanças da SEF/MG está de acordo com um movimento nacional e que visa cada vez mais atender bem o contribuinte e ainda alcançar bons resultados para a Receita Estadual. O subsecretário deu exemplo de outros Estados que já tiveram os Postos Fiscais desativados e que investiram na reestruturação do setor. Afirmou que em Minas serão investidos R$ 18 milhões em compra de veículos, notebooks e outros equipamentos necessários. Mas sempre priorizando o controle de circulação de mercadorias nas divisas do Estado, criando 12 delegacias fiscais de trânsito com mobilidade de ação, com 40 unidades e 14 pontos de apoio.
 
Estavam presentes os deputados: Zé Maia (PSDB), presidente; Jayro Lessa (DEM), vice; Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Júlio (PMDB), Inácio Franco (PV), Juarez Távora (PV), Lafayette de Andrada (PSDB), Wander Borges (PSB), Domingos Sávio (PSDB), Padre João (PT), Neider Moreira (PPS) e Weliton Prado (PT). Também participaram da reunião Stela Maria Faria, da Secretaria de Estado da Fazenda; Rose Laura Lopes Fagundes, assessora da Subsecretaria da Receita Estadual; e Ângelo Márcio Minardi de Oliveira, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
 
Os deputados presentes concluíram que o Governo do Estado não tem interesse em diminuir a arrecadação, que o novo sistema deve ser avaliado e discutido pelo Governo juntamente com os Auditores Fiscais e Gestores Fazendários. E afirmaram ainda, que toda mudança inicialmente gera uma resistência natural, mas ao final deve prevalecer o interesse público.
 
Em breve, disponibilizaremos na íntegra, os discursos do Presidente do Sinffaz e dos Deputados!
 
 
Veja as fotos da Audiência Pública:
http://www.sinffaz.org.br/galeria.php?page=ViewGaleria&idGaleria=86
 
 
Veja a matéria publicada pela Assembleia:
http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_772293.asp

 

Related posts

Assembléia começa mobilização de autoridades e lideranças regionais para discutir repasse de ICMS para municípios

Leandro 4infra

Núcleo Gestor da Cidade Administrativa tem análise adiada

Leandro 4infra

Auditor fiscal não consegue Habeas Corpus no STF

Leandro 4infra