Destaque

Coletivo “Defende Minas” se reúne com Deputado Sávio Souza Cruz na ALMG

Entidades representativas de servidores públicos estaduais, que compõem o Coletivo “Defende Minas”, se reuniram na manhã desta segunda-feira (02) com o Deputado Estadual Sávio Souza Cruz para tratar das propostas que serão enviadas pelo Governador Romeu Zema à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, principalmente a que trata da Reforma da Previdência Estadual.

O “Defende Minas” reúne 20 sindicatos e associações, de diversas categorias, que se uniram em defesa do serviço público e busca a valorização do servidor, bem como a luta para evitar a retirada de direitos promovida pela Reforma da Previdência Estadual e adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

Representando o Sinfazfisco-MG, participaram do encontro o Diretor Financeiro Adjunto, Marcelo Delão da Silva, e o Diretor de Imprensa e Divulgação, João Batista Soares. Além de representantes de outras entidades, também estiveram presentes o Advogado Tributarista e ex-advogado-geral do Estado, Onofre Batista Júnior, e o Assessor na ALMG, Carlos Calazans.

Além de discutirem assuntos de interesse das categorias de servidores do Estado de Minas Gerais, o Deputado também convocou as categorias para participarem de um evento, que irá ocorrer no dia 18 de março, promovido por um grupo de trabalho da ALMG composto por ele e outros Deputados, que irá discutir e debater Propostas de Emenda à Constituição desenvolvidas pelo Senado Federal, que preveem que os Tribunais de Contas dos Estados fiquem subordinados ao Tribunal de Contas da União. Segundo o Deputado Sávio e o Advogado Tributarista Onofre Batista Júnior, isso significa uma tentativa de controle político dos Estados e Município pelo Governo Federal, ferindo os princípios da democracia, daí a importância do engajamento das entidades sindicais e suas bases na discussão desses projetos.

Também foi solicitado ao Deputado Sávio que acompanhe e reforce o pedido encaminhado ao Presidente da ALMG, Agostinho Patrus, de uma reunião com o coletivo para tratar das reformas da Previdência e Administrativa, que devem chegar em breve para apreciação da Casa Legislativa.

As entidades agradeceram o Deputado Sávio pela disponibilidade em se reunir com o coletivo e reforçaram que contam com o apoio do parlamentar na defesa do serviço público na discussão das propostas enviadas pelo Governo de Minas Gerais.

Protestos e manifestações estão previstas para os próximos dias

A reunião desta manhã na ALMG também tratou do calendário das próximas ações que serão promovidas em defesa das instituições e Estado Democrático de direito em todo o país.

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, está programado um ato em todo o país, em defesa dos direitos das mulheres.

Já para o dia 18 de março, está previsto um protesto em todo o país em defesa da democracia, da educação e dos serviços públicos. O tema do ato será “Ditadura Nunca Mais”.