Destaque

Decisões das AGE’s Regionalizadas: SINFFAZFISCO AGORA É SINFAZFISCO-MG

No dia 15 de abril de 2019, o SINFFAZFISCO completou 30 anos de fundação. Não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para o sindicalismo e para os servidores da Administração Tributária de Minas Gerais.

Por este motivo, a Diretoria planejou a realização de Assembleias Gerais Regionalizadas, de modo que todos os filiados e a categoria que representa pudessem celebrar esta data, bem como votar assuntos que não puderam ser apreciados na última Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 29 de março de 2019.

Foi colocada em votação alterações importantes para o Estatuto do Sindicato, que justamente por ter 30 anos, precisava adaptar-se às mudanças ocorridas, bem como atualizar seus dispositivos aos novos tempos.

O SINFFAZFISCO é um sindicato tradicional, mas ao mesmo tempo moderno, e tem em seu caminhar a adaptabilidade, visando acompanhar o desenvolvimento do mundo contemporâneo e as mudanças que ele traz, sem com isso se afastar da defesa de direitos históricos do Fisco mineiro.

Doravante, o SINFFAZFISCO passa a ser grafado com apenas um “F”, mantendo a sonoridade da sigla, sem alterar substancialmente a escrita e facilitando a utilização no dia a dia. Acrescentou-se também a sigla de Minas Gerais (MG), com o intuito de identificar nosso Estado quando a representatividade das lutas for em âmbito federal.

Dessa forma, a sigla de nosso sindicato passou a ser assim grafada: SINFAZFISCO-MG. O Departamento de Comunicação irá providenciar todas as medidas necessárias para a adaptação da nova grafia da marca em órgãos e meios utilizados pelo Sindicato.

Veja abaixo a evolução do logo do Sindicato durante os 30 anos:

EVOLUÇÃO LOGOS SINFAZFISCO-MG
(Clique na imagem para ampliar)

Tendo a certeza de que a pequena mudança não trará transtorno algum à identidade do Sindicato, o SINFAZFISCO-MG espera continuar no seu caminho de luta em defesa do Fisco mineiro e os cargos que o compõem, os Gestores e Auditores Fiscais.

Outra alteração discutida nas AGE’s regionais foi o regulamento eleitoral, que gerava morosidade e transtornos a cada eleição sindical. Isso porque o estatuto previa que a “Comissão Eleitoral” deveria elaborar um regulamento em toda eleição. Como em cada pleito a comissão é formada por diferentes representantes, os que entravam não sentiam firmeza em adotar o regulamento anterior e, ao tentar elaborar um novo sem ainda conhecer a sistemática das eleições sindicais, enfrentavam muitos desgastes. Desse modo, com as alterações propostas, todas as regras de eleições passam a constar do regulamento eleitoral, que passa a fazer parte do Estatuto, sendo que caberá à Comissão Eleitoral apenas definir o calendário eleitoral e colocar em prática o regulamento existente, facilitando o trabalho de todos os envolvidos.

Diversas outras pequenas alterações também foram realizadas para adequar o estatuto, corrigindo por exemplo redações ambíguas. Como já publicado anteriormente, toda a categoria se envolveu nas discussões, juntamente com as comemorações dos 30 anos do SINFAZFISCO-MG, que foi um sucesso (clique aqui e reveja).

Veja aqui todas as alterações promovidas no Estatuto e suas justificativas.

Veja aqui o regulamento eleitoral aprovado.

Veja aqui o novo Estatuto do SINFAZFISCO-MG.

A DIRETORIA