My CMS
Arquivo

Gestores Fazendários e a luta pelas Atribuições – Veja a Matéria!

No dia 23 de março o Sinffaz se viu indignado com a matéria “NA AF DE TEÓFILO  OTONI, GESTORES EXECUTAM ATIVIDADES PRÓPRIAS DE FISCAIS”, veiculada pelo Informe Sindifisco- MG, nº 86. Além de expor o Chefe da AF, Arivaldo Rodrigues da Silva, o Sindifisco-MG parece interpretar a Lei 15.464 da maneira que lhe convém, vedando os olhos para as atribuições comuns às categorias, nas quais os Gestores estão legalmente inseridos.
 
De acordo com a declaração do chefe da AF, Arivaldo Silva, foi realizada uma reunião com todos os servidores da AF e da Delegacia Fiscal de Teófilo Otoni para alinhamento do PAFE/2009, que é um planejamento estratégico da SEF/MG com ações emergenciais para recuperação da Receita. Dentre essas ações emergenciais foram repassados para os Gestores de Teófilo Otoni, as ações de cobrança de omisso de recolhimento, parcelamentos e omisso de entrega de Declaração de Apuração e Informação do ICMS (DAPI). Atividades que em momento algum invadem as competências dos Auditores, uma vez que essa diligência, com o objetivo de saneamento de dados cadastrais, sempre foi realizada pelos Gestores, conforme abaixo reproduzido:
 
“Gestor Fazendário – GEFAZ
Em caráter geral, as atribuições relativas às atividades inerentes à competência da SRE não privativas do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, especialmente:
d) desenvolver atividades relativas à execução, acompanhamento e controle:
 1 – da manutenção de informações cadastrais, inclusive realizando diligências que não caracterizem procedimento de fiscalização, na forma de regulamento;
3 – da cobrança administrativa, do parcelamento e da liquidação do crédito tributário declarado ou constituído;”
 (Lei 15.464, Anexo 2, Inciso II.2, alínea d, item 1 e 3)
 
Se não bastasse todas as retaliações que os Gefaz vêm sofrendo ao longo dos anos com a Lei de Carreira, com alterações nas legislações e nas tabelas de remuneração, o Sindifisco-MG publica uma matéria irresponsável a respeito das atribuições desenvolvidas pelos Gestores. “Em nenhum momento falei em Leitura X ou visto em Bloco de Nota, portanto a matéria divulgada é caluniosa”, ressaltou Arivaldo Silva que também reivindica uma retratação do Sindifisco-MG.
 
Vale também ressaltar que a definição das atribuições das categorias da SEF/MG estão previstas na Legislação e o desenvolvimento e a execução das tarefas devem ser gerenciados pela Fazenda, que há muito deixa a desejar, até mesmo incorporando terceirizados para atribuições com natureza de atividade exclusiva de Estado. Procurado pelo Sinffaz para esclarecer essa situação, o Subsecretário da Receita, Pedro Meneguetti, afirmou que sua fala foi distorcida pelo Sindifisco-MG e para melhor esclarecer a situação, marcou uma reunião com o Sinffaz, ontem, dia 25.
 
 
Subsecretaria esclarece situação
 
Segundo Pedro Meneguetti, foi informado ao Sindifisco-MG quem em momento algum foi repassado invasão de atribuições. Mas que foi determinado pelo Gabinete que os Gestores fossem explorados ao máximo, em cumprimento da operação emergencial da SEF/MG. “Estamos fazendo o que está previsto em Lei”, declarou Pedro Meneguetti. Para melhores esclarecimentos, o Subsecretário entrou em contato com o Superintendente de Governador Valadares, Fausto Edimundo Fernandes Pereira. O Superintendente afirmou que não ouve invasão de competência e destacou o empenho dos Gestores na realização das sua tarefas.
 
Após todos os esclarecimentos, o Sinffaz espera que o chefe de AF, Arivaldo Silva seja retratado, em nome de todos os Gestores que desenvolvem suas atribuições da melhor maneira possível. O Sindicato também exige a valorização da Categoria que não cruza os braços diante das crises e mostra serviço para a recuperação da Receita. Porém, é preciso enfatizar que além de trabalhar para alavancar a receita, os Gestores trabalham no estabelecimento de uma boa convivência profissional e para a concretização de um objetivo maior que é a defesa dos interesses da sociedade mineira.
 
 
Veja na íntegra o E-MAIL do Subsecretário, encaminhando ao Sinffaz o esclarecimento do Superintendente Fausto Pereira.
 
 
 

Related posts

Sinffaz suspende operação padrão dos Gestores Fazendários

Leandro 4infra

Tabela atualizada GEFAZ

Leandro 4infra

Comissão debate no dia 21 venda de créditos do Banco Open pela MGI

Leandro 4infra