Os Gestores Fiscais da Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais realizaram na tarde de ontem, dia 11 de julho, um protesto na Cidade Administrativa reivindicando o cumprimento da lei e dos compromissos de valorização da categoria feitos pelo Governador do Estado há quase 4 anos.
Os Gestores também reivindicaram o fim do descaso do Secretário de Fazenda, Leonardo Colombini, que se comprometeu com a categoria em realizar a diminuição do fosso salarial entre Gestores e Auditores, cumprindo assim o disposto em Lei de “remuneração equânime” entre estes cargos.
Foram exibidas diversas faixas e distribuídos panfletos aos visitantes e trabalhadores presentes no local. Em coro, os Gestores também pediram a saída do Secretário Adjunto da Fazenda, Pedro Meneguetti, por suas atitudes corporativistas que vem prejudicando a categoria dos Gestores Fiscais e a sociedade mineira. Pedro conseguiu abalar a imagem da Secretaria de Fazenda com nomeações para ocupação de cargos em comissão de forma anti-ética, protecionista e imoral. Os manifestantes empunhavam faixas que ilustravam muito bem o sentimento de revolta e descontentamento com a administração da Secretaria e convocaram os demais servidores do prédio Gerais, onde fica localizada a SEF, para se juntar ao ato de protesto.
O Presidente do SINFFAZ e representantes dos Gestores de todas as regiões de Estado foram recebidos para uma reunião pelo Subsecretário da Receita, Gilberto Silva Ramos, representando o Secretário de Fazenda Leonardo Colombini. Estavam presentes também o Superintendente de Recursos Humanos, Fernando Assis e o Superintendente da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais, Osvaldo Lage Scavazza. Após a reunião, o Presidente do SINFFAZ Marcus Vinícius Bolpato, informou aos Gestores Fiscais presentes sobre o compromisso estabelecido pelo Subsecretário Gilberto, em nome do Secretário Colombini, de chamar o SINFFAZ na próxima semana para apresentar as medidas de diminuição do fosso salarial. Segundo o Presidente do SINFFAZ, o Subsecretário Gilberto Ramos afirmou que nesta sexta-feira, dia 12, o Secretário Leonardo Colombini irá comunicar o dia e horário da próxima semana, impreterivelmente, para o anúncio das medidas de diminuição do fosso.
Ao final os Gestores Fiscais caminharam em direção ao Palácio Tiradentes, onde fica localizada a sala do Governador Antônio Anastasia, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que realiza a segurança do local, uma aproximação maior. A justificativa é que o procedimento é padrão para protestos neste local. Mesmo assim foi feita a manifestação.
A manifestação na Cidade Administrativa ocorreu de forma pacífica e contou com a presença de mais de 200 Gestores Fiscais de diversas regiões do Estado de MG, sempre em prol do interesse público visando o bem da sociedade e do povo mineiro.