O Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta quinta-feira (23), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a criação da comissão de servidores que irá acompanhar o fluxo de caixa do Estado e a escala de pagamento do funcionalismo público e outra para acompanhar a previdência dos servidores.
O compromisso assumido na última reunião do Governador com as entidades sindicais (veja aqui) visa abrir as contas públicas aos representantes das categorias, para que acompanhem de perto o processo necessário para o escalonamento dos salários em vista do atual potencial arrecadatório do Estado.
Representantes do SINFFAZFISCO, SINDSEMA e do SINDPÚBLICOS, que solicitaram as reuniões com o Governador, participaram da cerimônia de assinatura de criação das comissões, que também contou com a participação das demais entidades sindicais. As duas comissões serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (24) e teremos os colegas Rudnei Avelar na Comissão de Acompanhamento da Folha, composta por 08 membros, e Marcus Bolpato na Comissão da Previdência, composta por 13 membros.
Também estiveram presentes na assinatura os Secretários de Governo, de Fazenda e de Planejamento e Gestão, respectivamente, Francisco Eduardo Moreira, José Afonso Bicalho e Helvécio Magalhães.
Assista no vídeo abaixo o pronunciamento do Governador em relação às comissões:
O Secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, também falou à imprensa sobre o papel das comissões no atual contexto de caixa do Estado e frisou que não haverá diferenciações entre o pagamento de servidores aposentados e ativos:
O Diretor de Aposentados e Pensionistas do SINFFAZFISCO e membro da Comissão da Previdência dos Servidores, Marcus Vinicius Bolpato, também falou à imprensa sobre o ineditismo da iniciativa e da representatividade das comissões: