My CMS
Arquivo

Índice do VAF pode ser revisto

Fator fundamental na composição do índice de participação na quota-parte do ICMS distribuída aos municípios mineiros, o VAF (Valor Adicionado Fiscal) teve seu índice provisório publicado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), por meio da Resolução 4034, do dia 15 de novembro. A partir dessa data, os municípios têm prazo de até 30 dias corridos para impugnar, junto à Fazenda Estadual, os dados divulgados.
Com a publicação, a SEF/MF cumpre o disposto na Lei Complementar Federal 63/90. Após a análise e julgamento das impugnações recebidas, a Secretaria publicará, em caráter definitivo, os novos valores e os índices do VAF.
A média dos índices divulgados adicionado aos demais  índices da Lei 13.803/00 (Lei Hobin Hood), tais como, população, área geográfica, saúde, educação, dentre outros, determinará, de fato, o índice consolidado, a ser utilizado pelo Estado, em 2009, para repasse aos municípios da parte  do ICMS que cabe a cada um na arrecadação desse imposto.
   A publicação dos índices provisórios constitui  formalidade legal, pois é a forma prevista na legislação para  propiciar aos municípios oportunidade de uma análise mais profunda na economia gerada em seu território e, a partir daí, recorrer administrativamente contra os dados e os índices do VAF que julgarem incorretos.
Portanto, qualquer análise quanto às possíveis perdas ou ganhos de receitas aos municípios mineiros só serão pertinentes  após a apuração e publicação dos índices consolidados , incluindo os índices definitivos do VAF e  demais índices previstos na  Lei 13.803/00, conhecida como Lei Hobin Hood.   
 

Related posts

Última Audiência Pública da PEC 186 acontece nesta segunda feira em Belo Horizonte

Leandro 4infra

Contribuição Mensal do Filiado ao SINFFAZ

Leandro 4infra

Governo brinca de dar “aumento” para gestores

Leandro 4infra