Arquivo2

Mensagem de fim de mandato

Meus caros colegas Gestores e Auditores Fiscais filiados,

Chegou o fim de nosso mandato. Com muita vontade, determinação e luta, iniciamos em janeiro de 2015 nosso mandato na Presidência do então SINFFAZ. Recebemos das mãos do então Presidente Marcus Bolpato uma grande incumbência, que era manter as conquistas obtidas naquele momento, evitar perdas e avançar mais ainda, o que não era nada fácil dada a curva ascendente que o Sindicato vinha até então.

Desde o primeiro até o último momento, o que não nos faltou foi disposição, garra e luta! Como todos sabem, o SINFFAZ de muitas glórias hoje é um sindicato consolidado e reconhecido em toda Minas Gerais e no Brasil como um legítimo representante do Fisco mineiro, por representar duas carreiras fiscais típicas de Estado, os Gestores e os Auditores Fiscais de Minas Gerais. Como SINFFAZFISCO, esta diretoria entendeu que ele representaria melhor esse importante grupo, e a mudança de nome se impôs e se consolidou.

LOGOS ANTIGAS 2018

O antigo SINFFAZ hoje vive em nossa lembrança, embora alguns nostálgicos ainda utilizem esse nome, que não nos diminui, mas nos enriquece. Outros o utilizam como tentativa de afastar os Gestores Fazendários do Fisco mineiro, de maneira jocosa, mas que em nada nos afetam porque não há dúvidas que sendo o Gestor Fazendário ou Fiscal nada muda, pois pertence há mais de um século ao Fisco mineiro, e isso ninguém poderá nos tirar.

Hoje estamos entregando essa responsabilidade para nosso companheiro de lutas Hugo René, que terá a incumbência de levar o agora SINFFAZFISCO a novas conquistas e avanços, sempre na luta e defesa de seus filiados.

Hugo

Juntamente com nosso Vice-Presidente, hoje na condição de Presidente, tivemos a oportunidade de dar uma nova cara ao nosso sindicato. De SINFFAZ para SINFFAZFISCO, renovada também foi toda a estrutura de atendimento a nossos filiados. A sede de nosso Sindicato foi readequada ao novo patamar atingido por esta entidade. Quem visita nosso sindicato hoje, sente que temos uma estrutura que condiz com a de uma importante carreira típica de Estado e que a entidade está preparada para os desafios que enfrenta diariamente.

Antes e Depois

O Departamento Jurídico foi totalmente reestruturado. No nosso mandato, ele recebeu os investimentos necessários para suportar o crescimento das demandas jurídicas sobre ele impostas. Contratamos mais uma Advogada e uma Assessora Jurídica, além de uma Contadora somente para cálculos necessários para as ações que hoje a justiça exige. O Departamento Jurídico do Sindicato é composto de profissionais do mais alto gabarito na área administrativa, sendo comandado pela Dra. Sarah Campos, Mestra e Doutoranda em Direito, que hoje é referência em todo o Brasil nas áreas do Direito Administrativo e Sindical, utilizando todo esse cabedal de conhecimento na defesa de nossa categoria e seus direitos.

SarahTCU

Recebemos o sindicato com diversas demandas jurídicas, que foram todas resolvidas e saneadas. Entregamos o sindicato a nosso Presidente Hugo René, pronto para enfrentar novos desafios, sem entulhos jurídicos que tiravam o sossego de seus dirigentes, desviando-os de seu foco principal que é a defesa da categoria.

O Departamento de Comunicação, hoje muito mais ágil e capacitado, é referência para os demais sindicatos do Estado, e até mesmo nacionais, porque por diversas vezes foi solicitado a cobrir e até coorganizar eventos nacionais da Pública, da Conacate e Febrafisco. Nossos profissionais hoje são reconhecidos neste meio e por diversas vezes já foram requisitados para colaborar em seus eventos.

CapaBANDHauly

Nosso Setor de Administração também não ficou esquecido e comandou toda reestruturação física do SINFFAZFISCO, reaparelhando todo o Sindicato com novos equipamentos de mobiliário e informática, que hoje está preparado para qualquer novo desafio. O acompanhamento de receitas e despesas é feito diariamente pelo novo sistema de controle, como forma de melhor acompanhar a execução orçamentária e financeira da entidade, que a cada dia se aprimora mais. A presença de nosso Diretor de Finanças, Marcelo Delão, também liberado para prestar serviços ao Sindicato, foi primordial para que essas realizações fossem implementadas.

Delao Sindicatos

Neste mandato conseguimos melhorar o diálogo institucional com os demais sindicatos da SEF, realizando muitas operações conjuntas que nos trouxe grandes vitórias, como o bônus de eficiência e a retirada do IPCA do cálculo da GEPI. A luta pelo ditame da remuneração equânime jamais foi esquecida e, embora ainda não cumprida a LEI que assim o exige, a remuneração de nossos filiados Gestores está no maior patamar que já observamos. A união das entidades nos permitiu também uma melhoria do clima institucional e a retomada de laços de amizade e companheirismo que vinham estremecidos. A manutenção disso é um desafio que nosso Presidente Hugo tem pela frente, mas do qual poderá se desincumbir muito bem, já que participou ativamente de todo esse processo juntamente conosco neste mandato.

Hugo Sindicatos

No plano legislativo, criamos uma forte rede de contatos que nos permitiram monitorar e acompanhar todas as movimentações envolvendo o fisco e nossos representados na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Isso nos permitiu, por diversas vezes, abortar tentativas veladas de membros corporativistas da administração de tentar enfraquecer os Gestores e afastá-los do Fisco mineiro. A mudança do nome para Gestor Fiscal da Receita Estadual é uma realidade incontestável, conseguida mediante apoio maciço dos Deputados da ALMG que, embora vetada pelo Governador, não está derrotada, pois iremos lutar até o último instante para que a vontade soberana dos representantes do “povo mineiro” prevaleça sobre a ode corporativista de uns poucos.

ALMG01

Por fim, gostaria de dizer que agora na condição de Vice-Presidente irei trabalhar para permitir que nosso Presidente Hugo René tenha o máximo de tempo para tratar das questões macro da categoria e não seja engolido pelas questões burocráticas e administrativas próprias de um dirigente sindical. Deixo aqui um agradecimento muito especial a todos os nossos Diretores Regionais e colaboradores locais, que sempre estiveram conosco nesta caminhada, desde o início até o final, lutando com dificuldades para conciliar seu trabalho e a ajuda ao Sindicato. A atuação de vocês foi imprescindível para as conquistas que obtivemos neste período.

Gostaria ainda de agradecer a todos os demais colaboradores do SINFFAZFISCO, que nos ajudaram neste nosso mandato que se encerra, funcionários, diretores e companheiros de luta sindical, sem os quais nossa missão seria impossível de ser realizada, não deixando também de agradecer à própria categoria, que deu a mim, um mero colega de trabalho do interior, a chance e a oportunidade de ser Presidente deste grandioso Sindicato e representar essa importante categoria fiscal mineira.

Avante Gestores e Auditores do Fisco Mineiro!

Unadir Gonçalves Júnior
Presidente do SINFFAZFISCO – Gestão 2015/2017