Novas regras do IPSEMG – Assistência Saúde

Como informado pelo Sinffaz na semana passada, as novas regras no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) já estão valendo desde 01 de janeiro de 2012 (veja aqui). O novo valor de contribuição será cobrado no contra-cheque de janeiro pago este mês de fevereiro. Esta e outras informações foram passadas em reunião extraordinária do Comitê de Negociação Salarial – Cones, ocorrida dia 01.02.2012.
A Presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, informou que a contribuição será cobrada de todos os beneficiários do plano (exceto filhos menores de 21 anos) e inclusive de pensionistas, no valor de 3,2% da remuneração do servidor público para cada beneficiário. O teto será de R$ 250 incluindo todos os citados acima. A contribuição para filhos entre 21 e 35 anos é facultativa e o valor será de R$30,00 por filho beneficiário. O servidor público interessado na inclusão do seu filho(a) como beneficiário deverá solicitar ao Ipsemg até no máximo dia 31 de março de 2012 para que esta adesão não passe por prazo de carência.
Atenção
O servidor público que optar por não mais contribuir com a assistência saúde do Ipsemg ou quiser retirar algum dependente terá que fazê-lo até dia 29 de fevereiro deste ano. Desta forma o valor que lhe foi descontado será totalmente ressarcido. Para isso, basta preencher um formulário disponível no site do Ipsemg (http://www.ipsemg.mg.gov.br/assistenciasaude). O valor já cobrado será ressarcido retroativo a 01 de janeiro de 2012, desde que não haja utilização do serviço. O Ipsemg avisou que aquele que sair do plano para retornar terá que cumprir os prazos de carências, conforme tabela disponibilizada no site.
O servidor que optar em incluir algum novo dependente (exemplo: filho maior de 21 anos e até 35 anos) poderá requerer através de formulário. O prazo para inclusão é até 31 de março de 2012.  É importante destacar que os familiares que já eram dependentes antes das modificações continuarão beneficiários e o desconto será automático.
Na segunda parte da reunião foi apresentado aos representantes dos Sindicatos presentes as novas ações que serão implantadas para melhorar o atendimento do Ipsemg. Neste primeiro semestre será focado na atualização de cadastros e Call Center. No segundo semestre, novos computadores, impressoras e videoconferências serão implantados. As obras para melhorias dos hospitais já começaram e tem previsão para término em 2014.
Foi agendada para dia 17 de abril uma nova reunião do Cones e Ipsemg para discutir a tabela de co-participação para utilização dos serviços de assistência a saúde.
O Sinffaz adianta que não é a favor de mais essa oneração ao bolso do servidor público e lutará para que essa co-participação não seja implementada de forma alguma.
Todas as informações a respeito das mudanças do Ipsemg estão disponíveis no site do Instituto bem como um simulador de contribuição. Acesse site: www.ipsemg.mg.gov.br