Novos Gestores assinam termo de posse

Quarenta aprovados no concurso para Gestor Fazendário tomaram posse hoje, dia 18 de agosto, na sede da Secretaria de Fazenda (SEF). A cerimônia de posse foi marcada pela formalidade com a palavra de boas vindas do Superintendente de Recursos Humanos, Paulo Márcio Bruno, assinatura do termo de posse pelos novos servidores e apresentação das diretorias da SRH.
O Superintendente deu início elogiando os futuros colegas de trabalho e afirmando que eles já são vencedores por estarem ali. Ele falou ainda do desejo de que todos continuem na Fazenda e façam carreira na Secretaria. Explicou, também, que, nesta primeira semana, eles terão exercício provisório em Belo Horizonte e que depois devem ser encaminhados para suas regionais.
Em seguida, Paulo Márcio falou da responsabilidade da SEF no estado de Minas Gerais e das categorias que trabalham na Secretaria. “Todas as funções aqui são importantes e não há uma melhor que a outra”, diz.
Após a breve recepção, o Superintendente convidou um nomeado voluntário para ler o termo de posse e assim prosseguir para o momento de assinatura do mesmo. Quem se apresentou foi Marcos Roberto Alves Guimarães, aprovado na regional 8. Depois dos Gefaz, foi a vez dos Tfaz assinarem o termo de posse.
Paulo Márcio aproveitou o momento para explicar sobre a demora nas nomeações. Ele comentou que entende a ansiedade dos aprovados e que recebeu muitos e-mails cobrando uma posição da Fazenda. Segundo ele, a idéia é nomear os 400 Gestores e 400 Técnicos, mas essa convocação depende, também, da conveniência do Estado. “A Fazenda tem o compromisso de chamar, mas não sabemos se poderemos cumprir”, diz o Superintendente.
As diretoras Maria de Lourdes Ferreira Machado e Débora Muzzi contaram um pouco sobre suas diretorias e falaram da satisfação em receber os empossados. Sobre o curso introdutório, até na quarta de manhã, dia 20 de agosto, Gefaz e Tfaz conhecerão a estrutura da Secretaria. De quarta à tarde até sexta, os Gestores continuarão na sede da SEF e receberão treinamento específico para atuarem nos Postos Fiscais (PFs), Delegacias Fiscais (DFs) e de Trânsito (DFTs). Na segunda e terça, 25 e 26 de agosto, eles farão visitas aos PFs e às DFTs.
Análise: Quando o Superintendente diz que todas as funções dentro da SEF são iguais, infelizmente, o discurso não se reflete na prática, já que, a todo tempo, a Administração da Secretaria insiste em reafirmar que os Fiscais são melhores que as outras categorias, seja através de atitudes ou da publicação de portarias, resoluções e outras normas.
Sobre a possibilidade de não conseguir nomear o número de candidatos previsto no edital, Paulo Márcio contradiz o Subsecretário, Pedro Meneguetti, que em reunião realizada na última quinta-feira, dia 14 de agosto, afirmou que até o final de 2009 serão nomeados os 400 novos servidores.
Veja as fotos: http://www.sinffaz.org.br/sub_index_2.php?page=eventos&pagina=eventos&id_evento=33