My CMS
Arquivo

Precatórios recebe visita do ES

A Central de Conciliação de Precatórios (Ceprec), sob a coordenação do juiz Ramom Tácio de Oliveira, recebeu, hoje, dia 13 de março, representantes do Estado do Espírito Santo do Tribunal de Justiça, da Procuradoria Geral, do Tribunal de Contas e da Secretaria da Fazenda. Os visitantes vieram conhecer o trabalho da Ceprec com a intenção de implantar, em seu Estado, o modelo de conciliação semelhante ao desenvolvido aqui em Minas Gerais.

De acordo com o procurador-geral do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Rabello Vieira, existe uma vontade política, por parte do governador do Estado, de implantar, ainda neste semestre, a Central de Precatórios. “O foro competente para o pagamento dos precatórios é a conciliação, onde credor e devedor, com a intermediação do Poder Judiciário, resolvem seus conflitos”.

Para o juiz de Direito Rodrigo Cardoso, a experiência bem sucedida da Central daqui de Minas tornou-se uma forma atrativa de viabilizar o pagamento dos precatórios.

O juiz Ramom Tácio acredita que o consenso é solução para boa parte dos processos que tramitam no Judiciário e que a conciliação é a saída para o impasse.

Segundo o conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Sebastião Carlos Ranna de Macedo, “na conciliação não há nem vencidos, nem vencedores; há conciliados”.

Como havia grande inadimplência por parte do Poder Público em pagar precatórios, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi pioneiro ao criar, no âmbito da Justiça Comum, a Ceprec para solucionar essa questão. Dessa forma ela atua na conciliação dos precatórios para o pronto-pagamento das dívidas, através do consenso, entre credores e devedores.

Participaram também da reunião, o procurador José Alexandre Resende Bellote; o sub-procurador-geral para assuntos jurídicos, Rodrigo Marques de Abreu Júdice e a sub-gerente da dívida pública da Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo, Ângela Hott Gomes.

No final da tarde, o grupo de autoridades do Espírito Santo visitou o gabinete do desembargador Antônio Armando dos Anjos, presidente da Comissão de Conciliação do TJMG e Superintendente de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Goiás
(31) 3237-6551
ascom@tjmg.jus.br

Related posts

Governo de Minas divulga premiados em Gestão Pública

Leandro 4infra

TV Assembléia entrevista Anastasia

Leandro 4infra

PDT aponta inconstitucionalidade em norma cearense que alterou estrutura da administração estadual

Leandro 4infra