My CMS
Arquivo

Projeto sobre empréstimo em folha de pagamento já pode ir a Plenário

Já está pronto para ser analisado em 1º turno no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 2.311/08, do deputado Célio Moreira (PSDB), que trata da consignação em folha de pagamento ao servidor público ativo, inativo e pensionista do Estado. O projeto foi analisado na reunião desta terça-feira (12/8/08), da Comissão de Administração Pública. O parecer favorável, do deputado Chico Uejo (PSB), foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. Foram ainda aprovados cinco requerimentos que dispensam apreciação do Plenário.
O substitutivo ao PL 2.311/08 retirou do projeto original o trecho que dispõe sobre a possibilidade de cancelamento da consignação sem a concordância da entidade que concedeu o empréstimo em folha. As outras alterações foram mantidas. Uma estabelece que a soma mensal de consignações facultativas e compulsórias em folha de pagamento não poderá exceder 50% da sua remuneração ou provento. Atualmente, a norma estabelece o limite de 70%.
A outra alteração prevista permite que o Estado descredencie ou suspenda o credenciamento de entidade consignatária que não comprovar o atendimento das exigências da lei, não admita a possibilidade de liquidação antecipada do débito, total ou parcial, com a proporcional redução dos juros e demais acréscimos, ou que comprovadamente pratique ato lesivo ao consignado. “Precisamos resolver a situação de miséria por que estão passando vários pensionistas e aposentados. Os bancos estão incentivando os empréstimos e quem ganha alto com isso são só os banqueiros”, disse Moreira, ao parabenizar o parecer de Chico Uejo.
Previsto para ser analisado, o Projeto de Lei (PL) 2.177/08, do governo do Estado, que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), teve sua análise em 1º turno adiada, a pedido do relator, deputado Ivair Nogueira (PMDB), por conta da apresentação de três emendas do deputado André Quintão (PT) ao projeto.
Presenças – Deputados Ademir Lucas (PSDB), vice-presidente; André Quintão (PT), Chico Uejo (PSB), Célio Moreira (PSDB) e Ivair Nogueira (PMDB).
 
Fonte:
Informativo Eletrônico
Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Related posts

Relacionamento entre servidores pauta reunião

Leandro 4infra

Desvio de função no Fisco do Pará gera indenização milionária!

Leandro 4infra

Reunião do CONES sobre o IPSEMG

Leandro 4infra