Arquivo2

Representantes do SINFFAZ tem encontro com Anastasia e Pimenta da Veiga no Triângulo Mineiro

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 23, em Frutal/MG, um encontro agendado pelo SINFFAZ com o candidato ao Governo do Estado de Minas Gerais, João Pimenta da Veiga, e com o ex-Governador do Estado de Minas Gerais e candidato a Senador, Antônio Anastasia, que falaram, dentre vários assuntos, sobre o pagamento do PLUS.

O encontro contou com a participação dos representantes do SINFFAZ, Alberto Honda e Paulo Francisco Nogueira. Também participaram do encontro a Presidente do SINDIFISCO-MG, Deliane Lemos e o Diretor-Tesoureiro do SINDIFISCO-MG, Wertson Brasil.

Antes do encontro, os representantes do SINFFAZ e do SINDIFISCO-MG conversaram a respeito das grandes preocupações comuns dos sindicatos, como o não pagamento do PLUS aos servidores do Fisco e o enfraquecimento da SEF/MG com a edição do decreto que transfere atribuições da SEF/MG para a SEPLAG/MG.

Primeiramente, os representantes do SINFFAZ e SINDIFISCO/MG conversaram com o candidato a Governador, Pimenta da Veiga, solicitando a sua intercessão junto ao Governo para resolver o problema do pagamento do PLUS. Ele disse ter conhecimento dos problemas internos da SEF/MG, e pediu a um de seus assessores que agendasse uma reunião conjunta com os sindicatos para tratar do assunto.

Os representantes do SINFFAZ também conversaram com Dinis Pinheiro, ex-Presidente da ALMG e candidato a Vice-Governador na chapa de Pimenta da Veiga, pedindo apoio para solucionar a pendência de pagamento do PLUS e também interceder para que os problemas internos e o clima organizacional na Secretaria de Fazenda sejam resolvidos. Dinis também disse ter conhecimento dos problemas e evidenciou sua disposição para ajudar.

O candidato Anastasia demonstrou-se aliviado ao saber que a direção atual do SINDIFISCO-MG mantém uma posição diferente da anterior, e parabenizou ambos os sindicatos por sua atuação conjunta em prol do Fisco Mineiro. O ex-Governador demonstrou conhecimento sobre a atual situação na SEF/MG. “Já expus minha preocupação em relação a isto, pois foi eu quem criei esta gratificação anual, porém, não sou mais eu quem decido, mas vou levar o pedido de vocês para o Alberto”, afirmou o candidato.

Já o Gestor Alberto Honda, disse ao ex-Governador que a última vez que conversaram, no mesmo local, havia pedido que solucionasse o clima organizacional dentro da SEF/MG. Naquela época ele tinha dito que “A SEF/MG parecia o oriente médio, pois vivíamos em guerra!”.

Para concluir, Anastasia disse que a LOAT Mineira é uma alternativa, que, após acordo entre os cargos do Fisco de Minas Gerais (Gestores e Auditores Fiscais) e os três sindicatos, SINFFAZ, SINDIFISCO e SINDIPÚBLICOS, poderá ser viabilizada.

Após o encontro, os representantes de ambos os sindicatos conversaram sobre a reunião, e os representantes do SINFFAZ disseram que esse era o momento de unirmos forças e os representantes do SINDIFISCO-MG disseram que devemos apaziguar os ânimos dentro da SEF/MG.

Por várias vezes, os representantes do SINDIFISCO-MG fizeram questão de destacar que não corroboram com as ações da administração anterior, e que a atual gestão não quer fomentar brigas, pois querem a união e uma Secretaria de Fazenda unida, coesa e forte.

A conversa desses representantes demonstra que tanto o SINFFAZ quanto o SINDIFISCO-MG entendem que a LOAT é a melhor solução para fortalecer a SEF, bem como acabar com seus problemas internos que tanto a enfraquece. Outras reuniões estão previstas para ocorrer entre a Diretoria de ambos os Sindicatos, e o SINFFAZ entende que só o diálogo entre os integrantes do FISCO de Minas Gerais poderá solucionar os problemas que a SEF e seus membros hoje vem enfrentando.