Destaque

Secretaria de Fazenda de Minas Gerais recebe certificação inédita de instituto internacional

O Bradesco, a Volkswagen, a gigante farmacêutica Takeda e a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais têm muito mais em comum do que pode parecer. Todas fazem parte do seleto rol de companhias nacionais e internacionais certificadas pelo Top Employers Institute por suas excelentes práticas de Recursos Humanos.

Em uma indicação inédita, a SEF/MG se tornou o primeiro órgão público a receber a certificação, que é uma das premiações mais importantes do mundo no que diz respeito a melhores práticas de recursos humanos. As instituições agraciadas com este certificado são aquelas que estão acelerando o impacto das estratégias em pessoas e enriquecendo o mundo do trabalho.

Em um evento que ocorreu em São Paulo e reuniu as 44 empresas reconhecidas no Brasil em 2020, os representantes da Secretaria de Estado de Fazenda participaram da cerimônia para receber a honraria. A Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da SEF/MG, Blenda Couto, recebeu o prêmio em nome de todos os servidores públicos da Fazenda.

Dentre as empresas e instituições agraciadas este ano também estavam as reconhecidas Amil (United Health Group), Banco do Brasil, Grupo Marista, Huawei, Pepsico, Roche Diabetes Care Brasil, Souza Cruz, McDonald’s e Volkswagen do Brasil.

O Sinfazfisco-MG, através de seu Presidente Hugo René, foi um dos convidados pela Secretaria de Fazenda para participar da cerimônia, representando os Gestores e Auditores Fiscais de Minas Gerais.

Diversos membros da direção da SEF/MG também representaram o órgão durante a cerimônia e concederam uma entrevista para a BAND Minas para falar sobre a importância desta certificação para os servidores e para o serviço público de Minas Gerais:

Top Employers Institute

Com sede em Amsterdã, na Holanda, o Top Employers Institute, fundado em 1991, atua em 119 países, incluindo o Brasil. Reconhecido como autoridade global em melhores práticas de RH, o Instituto reconhece e certifica globalmente a excelência nas práticas de RH que as empresas criam para seus colaboradores.

A certificação é fruto de um processo de pesquisa que dura, em média, seis meses e analisa mais de 600 práticas de gestão de pessoas. Ao todo, são avaliados 10 fatores, entre os quais: Gestão de Desempenho, Cultura, Planejamento da Força de Trabalho, Carreira e Sucessão, Compensação e Benefícios e Desenvolvimento da Liderança, o que permite criar um Raio X da atuação do setor de RH em todo o mundo. Ao redor do mundo são avaliadas 1600 empresas, em 119 países, utilizando os mesmos critérios, gerando diagnósticos individuais e oferecendo uma visão macro do mercado de trabalho.

A certificação abrange diferentes setores, como o alimentício, automobilístico, farmacêutico, financeiro, industrial, serviços públicos, educacional, de bens e consumo e geração de energia, entre outros.

“São empresas cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento das pessoas, profissional e pessoal, que enxergam o fator humano como um diferencial para o desempenho do seu negócio e para a competitividade no mercado. Por isso, estão obtendo melhores resultados nos negócios, acumulando prêmios e gerando excelentes frutos, principalmente a médio e longo prazo”, analisa Gustavo Tavares, Country Manager do Top Employers Institute Brasil, lembrando que, ao todo, 7 milhões de profissionais são impactados, globalmente, pela certificação Top Employer.

Tavares ainda ressalta que ao participarem do processo de certificação, as companhias têm a oportunidade de visualizar, de maneira detalhada, o andamento de suas políticas em relação a outras empresas do Brasil e do mundo. Explica, ainda, que para consolidar a validade do processo, todas as respostas fornecidas são auditadas independentemente, o que significa que a pesquisa averiguou as excelentes condições oferecidas por todas as empresas que compõem o seleto grupo de Top Employers certificados.